Setores metalmecânico e da mineração reúnem expositores de todo o País durante esta semana
09/06/08
Vanessa Feltrin | da Redação
Os setores metalmecânico e da mineração estarão ainda mais em evidência durante esta semana. É que amanhã abrem as portas da Feira Nacional da Indústria Metalmecânica e Mineração (Sul Metal & Mineração 2008) no pavilhão de exposições José Ijair Conti, em Criciúma. Com quase 150 expositores do Sul, Sudeste e Nordeste brasileiro, a expectativa da organização é atrair cerca de 10 mil visitantes qualificados ao evento. A feira, com data para ocorrer a cada dois anos, quer, além de dar mais destaque aos dois segmentos importantes da economia do Sul, promover a geração de negócios e contribuir para o desenvolvimento da região. A Sul Metal & Mineração ocorre até 13 de junho.
Ontem à tarde os últimos acertos eram dados nos estandes. Com um café para a imprensa, a organização do evento passou alguns detalhes da feira que será oficialmente aberta às 18h30min desta terça-feira. A Sul Metal & Mineração é direcionada a compradores, fornecedores e usuários dos setores. É proibida a entrada de menores de 16 anos, mesmo acompanhados dos pais ou responsáveis, por questões de segurança. Vale salientar que todos os estandes são adaptados com rampas para receber deficientes físicos. A feira recebe o público das 15h às 21h.
A região Sul conta com aproximadamente 800 empresas metalmecânicas e dez do setor de mineração, que somam por ano R$ 1 bilhão e geram cerca de dez mil empregos diretos. Ney Milanez, presidente da Criciúma Feiras e Promoções, responsável pelo evento, conta que grande parte dos expositores já mantêm negócios na Região Carbonífera. No entanto, uma parte deles participa da feira para conquistar clientes daqui, já que o evento é nacional. “No primeiro dia de feira já ocorre a Rodada de Negócios, que possibilitará o encontro das empresas das mais diferentes atividades em um ambiente favorável a negociações e à ampliação das relações de fornecimento e ofertas de produtos”, ressalta. A Rodada de Negócios é promovida pelo Sebrae/SC.
Palestras buscam reciclagem
profissional e conhecimento
Guido Búrigo, presidente do Sindimetal e vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), destaca a realização de seis palestras para aqueles que buscam reciclagem profissional e conhecimento na área tecnológica. As palestras, que têm como temas o aproveitamento de insumos e o papel do carvão na economia, são promovidas em parceria com a Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (Satc). O caminhão da empresa Deb´Maq, de São Paulo, receberá, inclusive, a visita, por dia, de 20 estudantes dos cursos técnicos do Bairro da Juventude e da Satc para treinamento.
Cinqüenta mil convites foram distribuídos, mas os que não receberam e que queiram visitar a Sul Metal & Mineração podem pedir credencial por meio do site (www.criciumafeiras.com.br). Depois de digitar o número do CPF, o visitante deve retirar a credencial logo na entrada do pavilhão. Na sexta-feira, as portas da feira estarão abertas à toda a comunidade. Não será cobrado ingresso. A organização pede é que a população se cadastre por meio do site e aqueles que não tiverem acesso à Internet façam a inscrição logo que chegarem ao evento. Todos os visitantes serão cadastrados para que se tenha um perfil dos participantes.
A Sul Metal & Mineração nasceu de uma iniciativa do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caravaggio (Simec), do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Criciúma (Sindimetal) e do Sindicato da Indústria de Extração Carbonífera do Estado de Santa Catarina (Siecesc). Juntos, os três sindicatos criaram a Criciúma Feiras e Promoções, responsável pelo evento.
A Tribuna – SC