Setor mineral e governo federal debatem redução das emissões e o futuro de baixo carbono na mineração
20/10/21
A diminuição do uso de carbono, ou descarbonização, já é uma realidade, vista pela mineração mundial como um passo necessário para o futuro da indústria sustentável. O tema foi amplamente debatido no Painel “Estratégias de descarbonização na indústria mineral” no seminário “Mineração, Transição Energética & Clima”. Ele foi realizado na última terça-feira (19/10) pela Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, com o apoio do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM).
Rohitesh Dhawan, CEO do International Council on Mining & Metals (ICMM), fez um panorama sobre a contribuição da mineração global para a redução das emissões e o futuro de baixo carbono. Para ele, a indústria mineradora está pronta para atuar com a descarbonização no mundo. “A indústria mineral se tornará ainda mais importante para a luta global, uma vez que metais e minérios são cruciais para as tecnologias limpas. Não tem como ter zero emissão de gases sem a mineração”, afirmou.

Rohitesh Dhawan, CEO do International Council on Mining & Metals (ICMM) – crédito: divulgação
Segundo Rinaldo Mancin, Diretor de Relações Institucionais do IBRAM, o consumo de energia no mundo vai aumentar exponencialmente nos próximos anos. “Neste sentido, o setor mineral vem trabalhando arduamente para conseguir fornecer os insumos necessários para que essa energia seja mais limpa”, declarou.
O Diretor do IBRAM lembrou ainda que o Instituto firmou um posicionamento em torno da agenda do Clima no Brasil, no qual defende a precificação de carbono como mecanismo econômico para viabilizar a transição para a economia de baixo carbono. Além disso, apoia a regulamentação do Artigo 6 do Acordo de Paris, de forma que a integridade ambiental do mecanismo de precificação seja assegurada e que se fortaleçam os compromissos de redução de emissão, estabelecendo níveis de preços adequados às transformações necessárias.

Rinaldo Mancin, Diretor de Relações Institucionais do IBRAM – crédito: divulgação
Wilfred Bruijin, Presidente da Anglo American Brasil, mostrou cases da empresa em relação ao tema. “Nosso plano é totalmente alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas. Temos ações voltadas para a descarbonização das nossas operações e também para nossas cadeias de fornecedores e clientes. Temos como meta emitir 30% menos gases de efeito estufa e consumir 30% menos energia até 2030. Até 2040, queremos operar minas neutras em carbono. No Brasil, nossas operações já estão no caminho para utilizar 100% de energia elétrica a partir de fontes renováveis até 2022 ”, explanou.
Wilfred Bruijin também explicou que a empresa tem um plano de mineração sustentável com um propósito de melhorar as vidas das pessoas. “Ele é baseado em três pilares, o líder corporativo confiável, comunidades prósperas e o meio ambiente saudável”. Dentre as diversas metas da empresa, ele exemplificou uma que trata de escolas públicas. “A meta até 2030 é que as escolas comunitárias, nas quais contam com o apoio da mineradora, figurem entre as 20% melhores escolas públicas em nível nacional”.

Paulo Ganime, Deputado Federal e Wilfred Bruijin, Presidente da Anglo American Brasil – crédito: divulgação
Luiz Eduardo Froes de Amaral Osorio, Vice-presidente Executivo de Relações Institucionais e Comunicação da Vale, exibiu os planos e metas da empresa quanto à diminuição do uso de carbono e disse que “a nossa agenda climática é um compromisso de todos da companhia e ela está alinhada com essa transformação cultural da Vale e, obviamente, a gente existe para transformar o futuro juntos. Acreditamos que o caminho seja investirmos em inovação, pois somente assim vamos conseguir trazer as tecnologias importantes para atingirmos os objetivos já lançados na descarbonização”.
O dirigente da Vale também reforçou o importante papel do IBRAM e do ICMM na busca por uma ação conjunta entre o setor privado, público e sociedade. “Se não tiver boas parcerias entre as partes interessadas não vamos conseguir reduzir emissões e atingir nossas metas. Queremos transformar o minério em prosperidade e progresso com sustentabilidade”.

Paulo Ganime, Deputado Federal e Luiz Eduardo Froes de Amaral Osorio, Vice-presidente Executivo de Relações Institucionais e Comunicação da Vale – crédito: divulgação
O Painel foi moderado pelo Deputado Federal Paulo Ganime (Novo/RJ). Confira este e todos os painéis do seminário “Mineração, Transição Energética & Clima” na íntegra no Youtube da Câmara dos Deputados https://www.youtube.com/watch?v=l2MXYY63pTg