Setor mineral compartilha boas práticas sobre eficiência energética em seminário
30/03/23
Experiências vivenciadas pelas empresas de mineração sobre eficiência energética foram compartilhadas nesta 4ª feira (29) durante seminário online organizado pelo grupo de trabalho Energia do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM).
Este grupo de trabalho e outros 11 reúnem dezenas de mineradoras e centenas de profissionais de várias áreas. Todo esse esforço está concentrado para organizar a Agenda ESG da Mineração do Brasil. Ela trata de um conjunto de compromissos, metas, planos de ação e indicadores que a indústria mineral pretende seguir e reportar à sociedade global, de modo a ser tornar ainda mais sustentável, segura, responsável e ética com todos à sua volta e em tudo o que faz.
“A eficiência energética é um fator decisivo para a luta contra a crise climática mundial. A mineração brasileira está empenhada em reverter esta situação. E o compartilhamento de informações é fundamental para atuarmos juntos em prol de uma atividade industrial ainda amais sustentável”, afirmou o diretor-presidente do IBRAM, Raul Jungmann por vídeo durante a abertura do 2º Seminário de Eficiência Energética – Compartilhando Experiências.
Segundo ele, não existe mais espaço no setor econômico se não se pensar em sustentabilidade de forma prioritária. Hoje é necessário focar na sustentabilidade para obter o lucro, fazendo o caminho inverso do passado.
Para o diretor de Sustentabilidade e Assuntos Regulatórios do IBRAM, Julio Nery, “a eficiência energética é uma agenda fundamental para o setor, para o controle de custos e competitividade”.

2º Seminário de Eficiência Energética – Compartilhando Experiências – crédito: divulgação
Mario Alvarenga, gerente de Energia na AngloGold Ashanti Brasil e coordenador do grupo de trabalho de Energia, destacou que até 2025 a mineração pretende reduzir 5% do consumo específico de energia, por meio de melhoria de eficiência de equipamentos e dos processos produtivos, e aumentar em 15% de fonte renovável na matriz energéticas.
O grupo de trabalho Energia é formado por representantes das empresas AngloGold Ashanti, Gerdau, Kinross, Largo Mineração, Lundin Mining Brasil, Mineração Caraíba, Mineração Rio do Norte (MRN), Mosaic Fertilizantes, Nexa Resources, RHI Magnesita, Salitre Fertilizantes, Samarco, Vale.
Durante o evento, foram apresentados os seguintes cases:
Ciclo e vida de painéis fotovoltaicos – Ahrpi Consultoria
Case de Eficiência Energética – Vale
A experiência na gestão energética – Mineração Rio do Norte (MRN)
Programa people trecking como drive de eficiência energética na operação -AngloGold Ashanti
Eletrificação de frota – Nexa
Guia de boas práticas de eficiência energética – Samarco