Setor empresarial debate presente e futuro da mineração no Pará
28/10/22
Organizações do setor mineral e de outros setores produtivos e representantes do governo do Pará apontaram os rumos da mineração naquele estado durante evento comemorativo de 10 anos da Casa da Mineração, situada em Belém (PA), escritório conjunto das entidades parceiras Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e Sindicato das Indústrias Mineral do Pará (Simineral).
O diretor-presidente do IBRAM, Raul Jungmann, falou sobre a importância do Pará e do setor mineral, sendo o estado um dos maiores produtores e exportadores de minérios do país. Segundo ele, boa parte dos investimentos previstos para a mineração no país será direcionada para o estado. “O ‘centro de gravidade’ da mineração está em Minas Gerais, mas, crescentemente, se desloca para o Pará”, afirmou. Ele também abordou o que espera para o futuro da mineração. “Acima de tudo, este futuro precisa ser sustentável. Um futuro que respeite a governança ambiental, social e corporativa e as boas práticas de ESG. Sem isso, não há futuro não só para a mineração, mas para os demais setores também”, declarou.
Jungmann participou, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Pará, de um talk show especial em companhia do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, José Fernando Gomes Júnior, do presidente do Sindicato das Indústrias Mineral do Pará (Simineral), Guido Germani, e da presidente da Associação Comercial do Pará, Elizabeth Grunvald.
O presidente do Simineral, Guido Germani, reafirmou o compromisso que a mineração assume em relação às comunidades situadas próximas às operações de mineração. “A mineração é um alicerce de um ecossistema de negócios, que faz uma multiplicação de benefícios socioeconômicos para toda a sociedade. Quanto às comunidades, a evolução é visível no desenvolvimento onde tem mineração. Alguns exemplos são as cidades de Marabá, Parauapebas, Canaã dos Carajás, Oriximiná, Faro, Terra Santa e Paragominas. Elas têm um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) superior ao de outros municípios, principalmente devido à mineração e a toda a cadeia de fornecedores das empresas do setor”, declarou.
O secretário estadual José Fernando Gomes falou sobre o trabalho que o governo paraense desenvolve em relação ao setor mineral e destacou as parcerias entre mineradoras e poder público em prol da sociedade. “A grande mineração é de fundamental importância. Ela faz um trabalho sério e sustentável, com respeito ao meio ambiente. Além disso, cuida do aspecto social. Um exemplo são as Usinas da Paz, que surgem a partir do projeto Territórios pela Paz, levando mais de 80 serviços para a sociedade”, disse.
Lançamento da EXPOSIBRAM 2023 no Pará
Na programação do evento comemorativo, o IBRAM fez o lançamento da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração 2023 (EXPOSIBRAM 2023), programada para ocorrer entre os dias 29 e 31 de agosto, no Hangar – Centro de Convenções & Feiras da Amazônia, em Belém. Raul Jungmann disse que a EXPOSIBRAM 2023 em Belém será marcada por intenso movimento de empresas, governos e organizações diversos: “Vamos trazer o mundo para Belém. A última edição desse grandioso evento, em setembro último, foi um imenso sucesso. Tivemos mais de 60 mil visitantes e participantes, com mais de 400 expositores brasileiros e estrangeiros”, afirmou.
Homenagem
Em reconhecimento aos anos de dedicação e trabalho desenvolvido no Simineral, na Casa da Mineração, a diretora executiva do Sindicato, Poliana Bentes, foi homenageada pelo presidente Guido Germani. Poliana que começou sua carreira atuando como estagiária do IBRAM. Em 2012, foi para o Simineral, onde foi coordenadora e, mais recentemente, assumiu como diretora executiva.