Será que a Xstrata apresentará uma nova oferta pela Anglo American?
23/04/10
Já faz seis meses que a Xstrata fez uma oferta de fusão com a Anglo American, proposta que foi rechaçada pela mineradora sul-africana; esta, por sua vez, começou a vender ativos não-essenciais, como suas atividades de zinco e fosfatos. À época, as autoridades regulatórias europeias impuseram uma quarentena de 180 dias antes que a Xstrata pudesse fazer uma nova oferta ? então, o período acabou e agora a mineradora anglo-suíça pode fazer outra aproximação para se fundir com a Anglo.
;
Poder, pode, mas será que vai acontecer de novo? Esta noite os acionistas da Anglo American se reúnem para discutir o futuro da empresa, o que poderia incluir um debate sobre uma nova oferta. Contudo, a mineradora sul-africana mudou seu caminho de lá para cá, e pode ser ainda mais difícil para a Xstrata sair-se bem com uma oferta hoje. A diretora-executiva da Anglo, Cynthia Carroll, fez uma reforma administrativa na empresa, cortou mais de US$ 3 bilhões em custos e, como mencionei no primeiro parágrafo, a nova Anglo será mais focada em certos minerais.
;
No momento atual, os mercados estão finalmente se recuperando da recessão global de 2008/9, e nenhuma grande fusão ou aquisição foi anunciada nesta nova fase ? apesar da guerra pelo controle da Macarthur Coal e da oferta da Newcrest pela Lihir Gold, ambas indefinidas até o momento. Mas o último boom da mineração nos ensinou a não duvidar das mineradoras…
;
Geólogo.com