Senador Luiz Henrique (PMDB-SC) presidirá subcomissão do marco de terras-raras
27/03/13
O senador Luiz Henrique (PMDB-SC) presidirá a Subcomissão que vai elaborar o Projeto do Marco Regulatório da Mineração e Exploração de Terras-Raras no Brasil (elementos químicos estratégicos às modernas tecnologias de ponta). A composição da subcomissão foi indicada nesta terça (26) na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado.
Há muito trabalhando para a criação da subcomissão, Luiz Henrique sustentou que o Brasil precisa voltar a dominar o mercado das Terras-Raras, indispensável para ampliar urgentemente sua presença no comércio internacional com produtos industrializados.
Para o País ingressar com força na nova era industrial sustentável, aumentar sua pauta de produtos manufaturados e reverter a dependência de commodities, o senador considera fundamental o domínio de toda a cadeia tecnológica das Terras-Raras: exploração, mineração, produção, separação dos 17 insumos e sua transformação em valor agregado.
Conjunto de 17 elementos químicos encontrados em jazidas minerais, o uso das Terras-Raras tem enorme abrangência. Vitais para a indústria de alta tecnologia de ponta, o mercado mundial hoje liderado pela China movimentou US$ 9 bilhões em 2012, mas a tendência é aumentar significativamente a demanda de 180 mil toneladas.
A subcomissão deverá definir uma política estratégica de fomento à produção industrial e de aproveitamento das muitas jazidas já identificadas no Brasil.
Estatizadas na década de 60, as minas brasileiras entraram em decadência. Para que o Brasil retome a liderança no setor, o senador catarinense precisará da colaboração dos especialistas para elaborar um programa de pesquisa de minerais tão raros e básicos e os transforme em insumos para a fabricação de produtos sofisticados e até mesmo de simples secadores de cabelo.
Excelentes condutores de eletricidade e de calor altamente magnetizáveis, os 17 elementos das Terras-Raras possuem alto grau de pureza e de concentração ? indispensáveis na moderna indústria de Iphones, Ipods, Led?s, Laptops, lasers, Tvs digitais, aparelhos de ressonância magnética, tomógrafos e até carros híbridos. Eles também são usados na formação das cores primárias: azul, verde e vermelho.
Subcomissão ? presidida pelo senador Luiz Henrique, a subcomissão será composta por cinco titulares e cinco suplentes.
ADJORI SC