Seminário debaterá o futuro de Itabira e região depois da mineração
20/07/22
Estratégias de desenvolvimento econômico e sustentável, a redução da dependência na atividade extrativa e o futuro de Itabira (MG) e região após a exaustão mineral serão temas do seminário “Reconstruindo o Cauê: o futuro de Itabira e região depois da mineração”. O evento ocorrerá no dia 27 de julho de 2022, das 17h às 21h, na Fundação Itabirana Difusora do Ensino (FIDE – Itabira). Clique aqui para fazer inscrição gratuita.
O seminário faz parte do Projeto Estadual de Reconversão Produtiva em Territórios Mineradores coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Sebrae MG e Associação dos Municípios mIneradores e do Brasil (AMIG).
“O que rege o projeto é o fortalecimento e a diversificação da matriz econômica não só de Itabira, mas de todos os municípios e territórios mineradores de Minas Gerais. Queremos auxiliar as prefeituras a desenvolver um plano de desenvolvimento econômico, além de reposicionar e valorizar o papel do empreendedor local”, afirma o diretor de Relações com Associados e Municípios do IBRAM, Alexandre Mello.
Reconversão produtiva
O Projeto de Reconversão Produtiva em Territórios Minerados tem o objetivo de oferecer instrumentos para apoiar lideranças públicas e empresariais na formação de uma governança local que atue na construção de uma Agenda Estratégica para cada um dos 13 territórios que receberão o projeto em Minas Gerais, visando a diversificação econômica. São 13 municípios dependentes da mineração e outros 56 impactados por eles, totalizando 69 municípios.
O projeto-piloto foi implementado em Itabira, em janeiro de 2021, envolvendo cerca de 10 municípios. A iniciativa também já chegou em Itabirito, abrangendo outros quatro municípios do entorno. As 13 cidades-sede do projeto são Belo Vale, Catas Altas, Conceição do Mato Dentro, Congonhas, Itabira, Itabirito, Itatiaiuçu, Nova Lima, Paracatu, Riacho dos Machados, Rio Piracicaba, São Gonçalo do Rio Abaixo e Tapira.
Serviço:
Evento: Reconstruindo o Cauê: o futuro de Itabira e região depois da mineração
Data: 27 de julho de 2022
Horário: das 17h às 21h
Local: Fundação Itabirana Difusora do Ensino (FIDE – Itabira)
Mais informações e Inscrição: https://www.sympla.com.br/reconstruindo-o-caue-futuro-de-itabira-pos-mineracao__1648836
Veja também:
Especialistas discutem alternativas à mineração em 69 municípios mineiros