São Gonçalo do Rio Abaixo/MG, AMIG e IBRAM assinam protocolo de intenções para fomentar a diversificação econômica e reduzir a dependência da atividade minerária
14/11/23
A assinatura do termo aconteceu hoje, dia 14 de novembro, na sede da AMIG, na capital mineira
A finitude da atividade minerária é pauta recorrente nas cidades mineradoras, entretanto, nem sempre a implantação de ações de sustentabilidade para o pós-exaustão pode ser concretizada. Em uma ação conjunta no Brasil, poder público e inciativas privadas se unem para ampliar as possibilidades de investimentos nos municípios, diversificar a economia local e reduzir a dependência da mineração.
A cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo (MG), localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e inserida no Colar Metropolitano, vai assinar o protocolo de intenções firmado entre o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e a Associação de Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (AMIG) e também passa a participar da dinâmica de fortalecimento da economia local. Os primeiros municípios a pactuarem com as instituições foram Itatiaiuçu (MG) e Nova Lima (MG). A assinatura do termo com a prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo aconteceu hoje, dia 14 de novembro, na sede da AMIG, em Belo Horizonte.
De acordo com o prefeito Raimundo Nonato de Barcelos, a adesão ao convênio é mais uma frente de atuação do município para ampliar as possibilidades de investimentos na cidade. “Estamos criando e requalificando as políticas públicas de desenvolvimento econômico, ora em execução, para oferecermos um ambiente ainda mais atrativo para novos negócios e, assim, reduzir a dependência da mineração. Essa forma organizada de pensar a mineração vai comprovando que estamos no caminho certo da nossa independência econômica”, afirma.
A prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo está atuando em parceria com o Instituto de Estudos Pró-Cidadania (PRÓ-CITTÀ) desde julho deste ano, quando a gestão municipal aderiu ao protocolo. Atualmente, a fase é de diagnósticos. Esse momento prevê, entre outras ações, a criação de novos critérios para a instalação de empresas na cidade, além de programas que irão oferecer incentivo financeiro para a inserção de jovens e de cidadãos, sem qualificação profissional, no mercado de trabalho local. O Programa de Diversificação Econômica de São Gonçalo do Rio Abaixo deverá ser lançado em março de 2024.
“Na mineração brasileira a sustentabilidade, a segurança e a diversificação econômica precisam andar juntas. Não é possível pensarmos em uma atividade industrial em uma cidade, sem também projetarmos o fim da atividade e o que será feito dessa cidade após a produção mineral. O que regem esses e outros projetos, com participação do IBRAM, é o fortalecimento e a diversificação da matriz econômica dos municípios mineradores. Queremos auxiliar as prefeituras a desenvolver um plano de desenvolvimento econômico, além de reposicionar e valorizar o papel dos empreendedores locais”, afirma o diretor-presidente do IBRAM, Raul Jungmann.