Samarco protocola projeto conceitual de descaracterização de barragem
24/05/19
Foi protocolado em 23/05, na Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM), Descritivo de Atividades para o Processo de Descaracterização da Barragem e da Cava do Germano, em atendimento à Resolução Conjunta SEMAD/FEAM nº 2.784/2019, a qual regula o art. 13 da Lei Estadual de Segurança de Barragens 23.291/2019, que determina a descaracterização de todas as barragens com alteamento a montante no estado de Minas Gerais.
O documento protocolado possui as informações de projeto, premissas adotadas e o cronograma de execução. O plano será dividido em duas etapas. A primeira vai garantir a estabilidade de longo prazo dos maciços. A segunda, consistirá na conformação final do reservatório, com sua eliminação, e implantação de vertedor definitivo de fechamento para as estruturas. A Samarco já está desenvolvendo os projetos de engenharia e tem a expectativa de iniciar o trabalho ainda neste ano.
Novo cenário da mineração exige amadurecimento e adequação
Nos últimos anos, o cenário da indústria mineral no Brasil tem passado por mudanças com a criação ou a alteração de legislações e normas, o que tem exigido das empresas adequações em seus processos produtivos e um robusto trabalho de amadurecimento para atender aos novos requisitos.
A Samarco tem trabalhado intensamente para atender a todas as novas recomendações do governo estadual de Minas Gerais, da União e das agências reguladoras do setor. Os órgãos competentes estão se apropriando de novas práticas mundiais e se ajustando às resoluções que regem o setor da mineração, em prol de uma atividade cada vez mais segura e sustentável.
Fonte: Samarco