Samarco entrega quadra esportiva para uso compartilhado de escola e comunidade em Mãe-Bá
05/05/25
A Samarco, em parceria com a prefeitura de Anchieta (ES), concluiu na quarta-feira (30/04) a reforma da quadra de esporte da Escola Municipal Professora Maria Luiza Flores, na comunidade de Mãe-Bá. A obra orçada em R$ 500 mil era uma demanda dos educadores, estudantes e da população local. O uso compartilhado do espaço pela Escola e pela comunidade foi fruto de uma construção coletiva que aconteceu pelo diálogo entre a empresa e comunidade. A obra contou com a revitalização do espaço, troca do alambrado, traves, calhas e pintura, reforma de toda a rede elétrica, além da construção de banheiros e de uma sala de apoio ao esporte e atividades artísticas.

Crédito: Jefferson Rocio
A diretora da Escola Municipal Professora Maria Luiza Flores, Jheniffer Abeldt Christ, explica que a união da escola com a comunidade desde a concepção do projeto até à reforma da quadra gerou impactos positivos para a região. Um deles foi a união da comunidade com o universo escolar. “A população andava afastada da escola e o projeto nos uniu novamente, fortaleceu a nossa relação. Ao aderirmos o uso comum do espaço também abrimos opções de lazer para a população, já que a quadra é único local para prática esportiva tanto para os moradores locais, quando para os alunos da escola. Outro ganho foi em segurança, criamos um ambiente protegido, seguro e inclusivo”, declarou.
O prefeito de Anchieta, Leonardo Antônio Abrantes, elogiou a iniciativa, agradeceu à Samarco pela parceria e confiança. ” Agradeço a direção da escola e a Samarco que investiu na reforma do espaço e de toda a rede elétrica do imóvel. A partir dessa adequação, a prefeitura poderá dar mais conforto aos alunos com a instalação de ar condicionado na escola”, destacou.
O processo de escolha e definição dos projetos se deram por meio da escuta realizada nos diálogos permanentes que os empregados da Samarco mantêm com os moradores das comunidades vizinhas à empresa. O objetivo é compreender as necessidades e buscar soluções que realmente resultem no bem comum.
“A inauguração da quadra materializa o nosso compromisso em compartilhar valor com as comunidades onde atuamos. Os investimentos são planejados com base nas necessidades identificadas por meio da escuta e diálogo com as comunidades e outros públicos de interesse”, destacou o gerente de Relações Institucionais e Governamentais no Espírito Santo, Rodolpho Samorini.
A reforma da quadra faz parte da Política de Investimento Institucional e Social da Samarco, que é estruturada em eixos que orientam as ações da empresa, desde o estímulo ao desenvolvimento sustentável dos territórios, o fortalecimento dos capitais social, institucional e cultural ao exercício da cidadania, com foco em participação e diálogo social no Espírito Santo e em Minas Gerais.
Para o gerente de Produção da Samarco, Gabriel Rossoni, a entrega da quadra simboliza o compromisso da empresa em contribuir com o desenvolvimento dos territórios onde atua: “É uma grande alegria ver esse espaço revitalizado e pronto para uso. Esse equipamento representa mais do que um local de esporte, é um ambiente de encontros, de aprendizados e de muitas conquistas. Investir na educação é investir no futuro. E o esporte tem papel fundamental nessa jornada: ele ensina valores como respeito, cooperação, disciplina e superação. Parabenizo todos os envolvidos, especialmente a comunidade de Mãe-Bá, que participou ativamente da construção desse projeto”, destacou.
A unidade educacional Professora Maria Luiza Flores possui 239 alunos e oferta vagas para o ensino regular e em tempo integral, distribuídos em dois turnos (matutino e vespertino), priorizando à educação de estudantes da região e com maior vulnerabilidade socioeconômica.