Samarco compartilha boas práticas e ações para um futuro mais inclusivo na Diversibram 2025
27/03/25
Evento do setor da mineração reforça o compromisso das empresas com a diversidade, equidade e inclusão
A Samarco participou, nesta quarta-feira (26/03), em Belo Horizonte, do Diversibram 2025, encontro que reúne pessoas e organizações para o debate e troca de experiências sobre um futuro mais diverso e plural no setor da mineração. Este é o quarto ano consecutivo que o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) promove o evento, reforçando o compromisso contínuo das empresas, entre elas a Samarco, com a diversidade, equidade e inclusão (DE&I).
A gerente-geral de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Samarco e coordenadora do Grupo de Trabalho de DE&I do IBRAM, Vera Lucia, participou da cerimônia de abertura. “Hoje é um dia muito estratégico, porque, além de celebrar nossos avanços, ele marca o nosso posicionamento e engajamento. Demonstra o nosso compromisso e evolução. Uma evolução que nem sempre é visível no dia a dia, mas isso não significa que ela não esteja acontecendo. Pequenas melhorias diárias levam a grandes transformações. Acredito que, juntos e juntas, vamos superar desafios e impactar positivamente a sociedade”, destacou.

Vera Lucia Abertura Diversibram. Crédito: Divulgacao IBRAM
Vera Lucia também foi moderadora do primeiro painel, que abordou oportunidades e estratégias para futuro e que também contou com a presença do presidente da Samarco, Rodrigo Vilela, que foi patrono do evento. “A diversidade, a equidade e a inclusão são pilares estratégicos para o nosso setor. É por meio deles que vamos atrair e reter talentos, que criamos um clima seguro, garantimos um ambiente inovador e que avançaremos nas questões de ESG”, afirmou Vilela.
Ao longo do evento, outros líderes da Samarco apresentaram boas práticas da empresa, como o diretor de Operações, Sérgio Mileipe, que participou do painel “Como as organizações estão criando uma cultura inclusiva e livre de assédio: homens como aliados”. Na oportunidade, ele compartilhou práticas para a criação de uma cultura inclusiva e livre de assédio, abordando como as empresas podem impulsionar o desempenho e o bem-estar de seus times por meio da segurança e respeito. Mileipe também enfatizou a importância do papel das lideranças e dos (as) empregados (as) na construção de um ambiente de trabalho saudável e acolhedor.

Sergio Mileipe Painel Diversibram. Crédito: Divulgacao IBRAM
A empresa também participou com apresentação dos cases de boas práticas na área de Atração, Seleção e Desenvolvimento, representada pela gerente de Atração e Desenvolvimento, Adriana Gomes; e do painel “Saúde Integral com foco nos grupos minorizados”, com participação de Cláudio Gianordoli, gerente de Saúde Integrada.
O evento marcou, ainda, o lançamento do Manual de Boas Práticas de Diversidade e Inclusão do IBRAM e de dois protocolos inovadores do Towards Sustainable Mining – TSM (rumo à mineração sustentável, em português) que abordam a Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) e a saúde emocional das pessoas.
O Diversibram ocorreu em formato híbrido e sua transmissão está disponível YouTube do Ibram: https://www.youtube.com/c/

Diversibram Painel 1 Rodrigo Vilela, Vera Lucia. Crédito: Divulgacao IBRAM
Programa de Diversidade, Equidade e Inclusão na Samarco
Em janeiro deste ano, a Samarco celebrou os três anos do programa de Diversidade, Equidade e Inclusão. Os resultados alcançados demonstram o compromisso da empresa em se tornar um lugar inclusivo, seguro e saudável para todas as pessoas. Em 2024, a Samarco evoluiu em representatividade dos grupos minorizados como gênero, raça, pessoas com deficiência e LGBTI+, em relação à 2023.
Atualmente, as mulheres representam 23,6% do total da sua força de trabalho, acima da média nacional para o setor (21%) e de 22,7% de mulheres em cargos de liderança, atuando em todas as áreas, da operação a diretoria. A inclusão de pessoas com deficiência atingiu 5,8% de representatividade e, em 2024, tivemos a admissão da primeira liderança com deficiência. Houve crescimento da representatividade racial, pretos (as) e pardos (as) representam 58,5% da força de trabalho, sendo 35,6% em posições de liderança. Com relação às pessoas que se autodeclaram LGBTI+, elas representam 1,8% do total de empregados (as) e 2,3% das posições de liderança da empresa.
O programa de DE&I faz parte da Política de Direitos Humanos da Samarco, lançada em 2023, e está alinhada com os compromissos públicos e metas assumidas pela empresa, com o Ibram e ICMN.
No site da Samarco estão disponíveis informações, documentos e materiais de apoio sobre a temática: https://www.samarco.com/