Samarco apresenta projeto de pelotização a parlamentares
17/08/11
Nesta terça-feira (16/08) a Samarco apresentou o Projeto Quarta Pelotização (P4P) a parlamentares e autoridades do Governo Federal. O evento aconteceu na sede do IBRAM em Brasília. O objetivo com este projeto é aumentar a capacidade de produção de pelotas de minério de ferro da empresa dos atuais 22,25 milhões de toneladas por ano para 30,5 milhões de toneladas por ano a partir de 2014.
?Nós queremos ser uma empresa líder em pelotização?, afirma o Diretor Presidente da Samarco, José Tadeu de Moraes.
A Samarco recebeu a Licença de Instalação (LI) para a 4º Usina de Pelotização da mineradora, instalada no complexo do município de Anchieta, no Sul do Estado do Espírito Santo, pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) no dia 31 de março. O documento era fundamental para que a empresa pudesse iniciar as intervenções na área do empreendimento, porém devem ser cumpridos ainda 73 condicionantes ambientais para continuar o processo de licenciamento.
Para o Deputado Federal Gabriel Guimarães (PT/MG) este empreendimento mostra o setor mineral não exporta apenas commodities, como também agrega valor em sua produção. ?Este projeto mostra a agregação de valor existente na atividade, o que vai demandar e gerar mão de obra qualificada. Quando se extrai a riqueza, agrega valor, gera emprego e movimenta a economia mostra que a mineração foi e continua sendo uma atividade de grande importância para o País?, pondera.
Já o Presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados, Giovani Cherini (PDT/RS), ressaltou o lado sustentável do P4P. ?Nós ficamos felizes em ver que um projeto como este não vai gerar problemas no meio ambiente e nem na área de transporte, pois as pelotas saíram nesses grandes minerodutos até o Espírito Santo. É um projeto que a gente se encanta em ver?, destaca.
?É um excelente projeto. São investimentos importantes para as cidades contempladas pelo projeto que vão gerar emprego, movimentar a economia e aumentar a arrecadação para os municípios?, lembra o Diretor Geral do Departamento Nacional de Produção Mineral, Sérgio Dâmaso.
O investimento previsto é de R$ 5,4 bilhões. O empreendimento prevê, ainda, intervenções no Terminal Portuário de Ubu (ES) elevando sua capacidade de escoamento para 33 milhões de toneladas por ano.