SAMA investe em Responsabilidade Social
26/09/06
A SAMA S.A. ? Minerações Associadas tornou-se uma das 165 empresas brasileiras signatárias do Pacto Global da Organização das Nações Unidas, iniciativa que tem por objetivo avançar a prática da responsabilidade social corporativa na busca de uma economia global mais sustentável e inclusiva. A empresa enviou carta ao Secretário Geral da ONU, Kofi Annan, relatando seu modelo de gestão e se comprometendo a difundir as práticas de responsabilidade sócio-ambientais à cadeia produtiva e a toda sua esfera de influência. Em todo o mundo, são mais de três mil empresas signatárias.
Para Rubens Rela Filho, Diretor Geral da SAMA, a adesão ao Pacto Global é sinal de que a empresa e cada um de seus Colaboradores apóiam os dez princípios e se comprometem a divulgá-los. ?Aderimos ao Pacto Global relatando nossa experiência e modelo empresarial, e acima de tudo, nos comprometendo a compartilhar e divulgar nossas ações como forma de contribuição na construção de uma sociedade mais justa e sustentável?, afirma Rela.
Histórico
O Secretário-Geral das Nações Unidas Kofi Annan propôs primeiramente o Pacto Global no Fórum Econômico Mundial de 1999. Em meio a um cenário de crescente preocupação sobre os efeitos da globalização, o Secretário-Geral convocou lideranças empresariais a se unirem em torno da iniciativa, que aproximaria as empresas das agências das Nações Unidas, organizações do trabalho, organizações não governamentais e outros atores da sociedade civil, para a promoção de ações e parcerias na busca de uma visão desafiadora: uma economia global mais sustentável e inclusiva.
No Brasil, a partir de 2000, o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidades Social iniciou o processo de engajamento das empresas brasileiras ao Pacto Global.
Princípios universais
O Pacto Global advoga dez Princípios Universais, derivados da Declaração Universal de Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção. A SAMA desenvolve ações concretas de responsabilidade social alinhadas a estes princípios.
Alguns exemplos de como a SAMA pratica os dez princípios
Na SAMA, o respeito aos direitos humanos pode ser exemplificado pelas relações harmônicas de trabalho, em todas as áreas, pelo respeito à diversidade, igualdade de oportunidades para novas contratações e promoções, investimentos em saúde, educação, alimentação e lazer do Colaborador.
No que diz respeito ao direito do trabalhador, a SAMA segue toda a regulamentação do setor, nacionais e internacionais, não emprega mão de obra infantil, oferece boas condições de trabalho e remuneração, oferece condições de crescimento pessoal e profissional para seus colaboradores, inclusive bolsas de estudo para o terceiro grau.
Quanto à proteção ambiental, a SAMA é um modelo em seu sistema de gestão integrado, tendo sido a primeira mineração de amianto Crisotila do mundo a conquistas a ISO 14001. Projetos de destinação de resíduos, educação ambiental, conscientização da população, reflorestamento de áreas degradadas, entre outros, são exemplos de como a empresa age nesta área.
O Código de Ética da SAMA prevê como deve ser o comportamento da empresa em seu relacionamento com fornecedores, órgãos públicos, políticos, clientes, entre outros, sempre pautado pela transparência e honestidade, não sendo admitida qualquer prática ilícita.
Mais informações pelo telefone (62) 3379 -8173.