Saída para o mar mais perto de mineradoras
17/05/07
Restam poucos detalhes para o Estado de Minas Gerais viabilizar uma saída direta para o mar, visando o escoamento da produção mineral das 13 mineradoras do Sistema Serra Azul, que atuam no chamado Quadrilátero Ferrífero. Nos próximos dias, o governador mineiro Aécio Neves (PSDB) deve assinar protocolo de intenções com o governo do Estado do Rio de Janeiro.
A intenção de Minas é transformar uma área de 110 hectares localizada no entreposto de Itaguaí, na Bacia de Sepetiba, no litoral fluminense, em um terminal exportador marítimo. O terreno, próximo aos portos da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), faz parte da massa falida da Masa, controlada pela Ingá, fabricante de zinco, que extraía o metal em Vazante, no noroeste de Minas, e utilizava o entreposto fluminense para processar e exportar o produto.
;
A expectativa era de que o acordo fosse assinado na última semana. No entanto, diante da complexidade da operação, as negociações devem durar mais alguns dias. O governo mineiro espera abrir uma janela no litoral brasileiro ? hoje dominado por conglomerados, como a CVRD e CSN ? para dar caminho ao escoamento da produção das mineradoras instaladas no estado.
?Nós vamos ter outras conversas, mas estamos avançados. Esse corredor possibilitará, sobretudo ao setor mineral de Minas Gerais, o setor siderúrgico ter uma outra alternativa que não seja aquela que é praticamente monopolizada hoje pela Vale. É uma alternativa ao crescimento de Minas Gerais?, explica o governador.
;
As mineradoras esperam exportar cerca de 13 milhões de toneladas de minério ao ano pela nova saída ao mar. Para agilizar o processo, o governo mineiro busca alternativas para negociar o passivo ambiental deixado pela Masa. Todo o consórcio Serra Azul deve exportar este ano, utilizando a infra-estrutura da Vale, 1,5 milhão de toneladas para a China e para a Europa.
O valor total do investimento ainda está sendo concluído e não foi divulgado pelos governos mineiro e fluminense.
DCI