Rio+20, o desenvolvimento sustentável e a Mineração
21/06/11
A queles que, como eu, estiveram na Rio+10, em Joanesburgo, em 2002, na Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, somos testemunhas de que o esforço da Mineração internacional ? aí incluída a brasileira, com destaque para a CNI e o Ibram ? em mostrar-se à sociedade, naquela oportunidade, especialmente via o ICMM, resultou no texto final da Conferência que destacou, após os países presentes terem reafirmado seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, que ?a Mineração, os minerais e os metais são importantes para o desenvolvimento econômico e social de muitos países? e que ?os minerais são essenciais para a vida moderna?, conforme se lê no item 44 do Plano de Implementação das decisões da referida Cúpula Mundial.
Agora, ?A cidade do Rio de Janeiro será a sede da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, em 2012. O encontro recebeu o nome de; Rio+20 e visa a renovar o engajamento dos líderes mundiais com o desenvolvimento sustentável do planeta, vinte anos após a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92). Serão debatidos a contribuição da ?economia verde? para o desenvolvimento sustentável e a eliminação da pobreza, com foco sobre a questão da estrutura de governança internacional na área do desenvolvimento sustentável. A Rio+20 insere-se, assim, na longa tradição de reuniões anteriores da ONU sobre o tema, entre as quais as Conferências de 1972 em Estocolmo, Suécia, e de 2002, em Joanesburgo, África do Sul.? (Fonte:; www.mma.gov.br)
Vale lembrar que o extraordinário conceito de Desenvolvimento Sustentável foi aprovado na Rio-92 e, a partir daí, mundialmente divulgado e adotado pelas Nações Unidas, conceito este que é uma declaração de fé na humanidade e nas gerações futuras, incluídas, em decorrência do referido conceito, como partes interessadas em quaisquer decisões nossas de hoje que repercutam no futuro.
Tão importante é o referido conceito, que as Nações Unidas estabeleceram a ?Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável 2005 – 2014?, que, conforme a Unesco, ?É um conjunto de parcerias que procura reunir uma grande diversidade de interesses e preocupações. É um instrumento de mobilização, difusão e informação. E é uma rede de responsabilidades pela qual os governos, organizações internacionais, sociedade civil, setor privado e comunidades locais ao redor do mundo podem demonstrar seu compromisso prático de aprender a viver sustentavelmente.?
Como bem destaca a ONU, ?A Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável ? DEDS ? é uma iniciativa ambiciosa e complexa. Seus fundamentos conceituais, repercussões socioeconômicas e incidência no meio ambiente e na cultura afetam todos os aspectos da vida. O objetivo global da Década é integrar os valores inerentes ao desenvolvimento sustentável em todos os aspectos da aprendizagem com o intuito de fomentar mudanças de comportamento que permitam criar uma sociedade sustentável e mais justa para todos.?
Nós da Mineração temos, pois, cada vez mais, que difundir e defender o conceito de Desenvolvimento Sustentável e, imediata e profundamente, mergulharmos na Rio+20, a qual, sem sombra de dúvida, é uma excepcional oportunidade de mostrar às sociedades brasileira e internacional não só nossa qualificação na concretização do Desenvolvimento Sustentável, como, também, nossos inúmeros bons exemplos a respeito. Mãos a obra!
Minérios & Minerales