Relacionamento com stakeholders constroem a reputação da indústria mineral
06/02/17
Paulo Henrique Soares, diretor de comunicação do IBRAM, Brasil: ??não existe um stakeholder mais importante que outro: é justamente o bom relacionamento com o conjunto desse público que contribui para a construção de nossa reputação?P: Quais são os principais desafíos que enfrentam as mineradoras na gestão de seus grupos de interesse?R: Os principais desafios com que lidamos são a manutenção do diálogo constante e a busca pela agilidade em transmitir informações a todos nossos públicos de interesse. Em situações críticas e de crise, é preciso lidar com a verdade, transparência e agilidade. Não tem outra forma.P: Por que é importante manter uma boa relação com os grupos de interesse?R: Para preservar e influenciar positivamente a reputação da empresa. Em um caso de crise, por exemplo, a opinião pública e dos stakeholders podem afetar ativamente o rumo da situação, ajudando a empresa a medir riscos reputacionais e a reagir a eles.Sabemos que uma das principais fontes de informação externa sobre a empresa são os próprios empregados. Ou seja: a reputação interna tem total influência na reputação externa, por isso, procuramos informar os funcionários sempre em primeira mão e com transparência. E essa é uma premissa que vale para o relacionamento com todos os nossos públicos de interesse. É importante destacar que não existe um stakeholder mais importante que outro: é justamente o bom relacionamento com o conjunto desse público que contribui para a construção de nossa reputação.SobrePaulo Henrique Soares, diretor de comunicação do IBRAM (Instituto Brasileiro de Mineração), ex-diretor de comunicação da mineradora Vale, S.A. e membro do Conselho Deliberativo da Aberje, é um dos profissionais mais influentes na área de comunicação e relações públicas segundo a ?Lista dos melhores profissionais brasileiros de Relações Públicas na comunicação coportiva do mundo?.
Cibecom