Regional – Vale suspende fornecimento de minério a 4 produtoras de gusa
19/05/08
A Companhia Vale do Rio Doce informou nesta quinta-feira que rescindiu contratos de fornecimento de minério de ferro de quatro produtoras de ferro gusa da região Norte do Brasil, devido a problemas ambientais.
;
Segundo nota divulgada pela Vale, as rescisões afetam as empresas Companhia Siderúrgica do Pará S/A (Cosipar), Ferro Gusa do Maranhão Ltda (Fergumar), Siderúrgica do Maranhão S/A (Simasa) e Usina Siderúrgica de Marabá Ltda (Usimar).
;
A Vale havia anunciado recentemente que iria suspender o fornecimento a empresas de gusa que não comprovassem que operam dentro dos padrões ambientais e de acordo com a legislação trabalhista.
;
Há suspeita de que algumas das empresas que produzem gusa no Norte do Brasil utilizam carvão de áreas ilegais de desmatamento, assim como mão-de-obra em desacordo com a legislação.
;
A mineradora informou que outras quatro empresas (Itasider Usina Siderúrgica Itaminas S/A, Siderúrgica Ibérica do Pará S/A, Siderúrgica do Maranhão S/A e Siderúrgica Marabá S/A-Simara) deverão apresentar documentos suplementares para a conclusão de análise sobre suas atuações no setor.
;
Reuters
;