Raul Jungmann e embaixador do Canadá avaliam cooperação na área de mineração
22/05/24
Brasil e Canadá são expoentes na indústria mineral em termos de produção e exportação.
As oportunidades de cooperação entre Brasil e Canadá no setor mineral foram o ponto central do encontro entre o diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, o embaixador do Canadá no Brasil, Emmanuel Kamarianakis. A reunião ocorreu na última 3ª feira (21/5), em Brasília (DF), e contou com a presença do diretor de Relações Institucionais do IBRAM, Rinaldo Mancin.
Raul Jungmann avaliou o encontro com o embaixador Kamarianakis como uma excelente oportunidade para criar vínculos em relação a parcerias e desenvolvimentos técnicos conjuntos. “O Canadá se destaca na atividade mineral mundial, atua com tecnologia de ponta, e uma aproximação entre os países pode trazer benefícios significativos para a mineração de ambas as nações”, afirmou.
O presidente do IBRAM compartilhou informações sobre diversos temas relacionados à indústria mineral, com destaque para mecanismos de financiamento e o programa de promoção da sustentabilidade na mineração TSM (Towards Sustainable Mining) – Rumo à Mineração Sustentável. O TSM foi desenvolvido no Canadá e está sendo implantado no Brasil a partir de uma iniciativa do IBRAM. “Não há lugar para atividades econômicas que não priorizam a sustentabilidade. É uma questão de responsabilidade moral com as próximas gerações, um compromisso que temos que assumir e cumprir. O TSM é uma resposta muito eficaz para as questões sociais e ambientais. Por isso, trouxemos o programa para o Brasil e o adaptamos à realidade brasileira”, afirmou Jungmann.
Na reunião também foi abordado o modelo canadense que integra a mineração e as populações indígenas. Este modelo, disse Jungmann, ressalta a importância de envolver as comunidades indígenas nos processos de mineração, assegurando que seus direitos e interesses sejam respeitados.