Raul Jungmann aborda a importância dos minerais críticos e estratégicos em conferência internacional em Miami
14/05/24
O diretor-presidente do IBRAM participou, virtualmente, da Conferência Hemisférica de Segurança (HSC).
O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, foi um dos speakers da Conferência Hemisférica de Segurança (HSC) em Miami (EUA). A relevância de se ampliar a oferta dos minerais críticos para acelerar a transição energética foi o foco da apresentação conduzida pelo dirigente brasileiro.
Jungmann disse que esta iniciativa pode posicionar o Brasil, por meio da mineração industrial, como líder global no fornecimento de minerais. Ele ressaltou a complexidade dos desafios tecnológicos, sociais, econômicos e geopolíticos enfrentados pelo setor, enfatizando que ignorá-los no contexto da transição para um mundo de baixas emissões de carbono seria pouco estratégico.
No entanto, o Brasil precisa tomar providências para vislumbrar uma ascensão no mercado internacional de minerais críticos. Citou como exemplos: ampliar o conhecimento geológico, fortalecer agências reguladoras, aprimorar o licenciamento ambiental e criar mecanismos de financiamento compatíveis com os riscos da atividade mineral. Além disso, Jungmann destacou a importância de se criar incentivos para a indústria, promover a circularidade e a utilização eficiente de recursos, além de implementar uma governança eficaz para os minerais críticos e estratégicos.
Raul Jungmann participou virtualmente da conferência internacional, realizado nesta sexta-feira (10/5).
Sobre a HSC
A Conferência Hemisférica de Segurança (HSC) é um evento anual que reúne especialistas em diversos campos acadêmicos, representantes de governos, dirigentes de organizações não governamentais e do setor privado para discutir os desafios de segurança mais urgentes enfrentados pelo Hemisfério Ocidental.