rasil e Venezuela debatem a certificação do Processo Kimberley
04/05/10
O Departamento Nacional de Produção Mineral realiza em Brasília entre os dias 26/04 a 04/05, o Seminário Brasil Venezuela: procedimentos e experiências da certificação do Processo Kimberley. O evento faz parte do acordo de cooperação assinado os presidentes Luis Inácio Lula da Silva e Hugo Chaves, em novembro de 2009 em Caracas.
;
O Seminário representa o esforço de ambos os países para intensificar a cooperação bilateral e aperfeiçoar os padrões de fiscalização, controle e certificação de diamantes.; A delegação venezuelana é composta por funcionários do Ministério de Indústrias Básicas e Mineração que irão receber; treinamento sobre os procedimentos adotados no Brasil; na certificação do; Processo Kimberley.
;
O coordenador do Fórum Brasileiro do Processo Kimberley, João César de Freitas Pinheiro disse durante a abertura do evento que o Brasil é um dois países pioneiros na certificação de diamantes. ?Vamos repassar aos venezuelanos as melhores práticas adotadas pela comunidade internacional, aliadas as novas tecnologias?, explicou o coordenador.
;
O chefe da delegação venezuelana, Luis Rondon, agradeceu ao apoio brasileiro e ressaltou a importância dessa troca de experiências. ?No passado a Venezuela teve problemas que a impediram de continuar fazendo parte dos países que adotam as práticas da Certificação do Processo Kimberley. Agora com a ajuda brasileira temos novas perspectivas,? analisou Luis Rondon.
;
Durante o evento serão ministradas palestras de técnicos do DNPM, Polícia Federal, Ministério de Minas e Energia, Agência Brasileira de Inteligência e do Ministério das Relações Exteriores. As apresentações abordam aspectos processuais; e de; fiscalização; o funcionamento do Fórum Brasileiro do Processo Kimberley; cooperativismo na produção de diamantes brutos e projetos de ciência e tecnologia. O encontro vai promover ainda uma viagem de campo à cidade de Coromandel, em Minas Gerais, onde será realizada visita ás áreas de extração de diamantes
O Processo Kimberley tem como objetivo impedir o comércio de diamante sem um certificado de origem adequado. Todos os lotes de diamantes brutos importados e exportados no Brasil são acompanhados desse certificado.
DNPM