Projeto utilizando simuladores em operação de equipamentos de mina vence prêmio internacional
21/06/17
Você possivelmente já viu ou ouviu falar de simuladores de avião, que reproduzem fielmente diversas condições de voo. Essa foi a referência que a Vale buscou, em 2012, quando pensou em uma forma inovadora para treinar operadores de equipamentos de mina.
A equipe encontrou então um fornecedor capaz de desenvolver simuladores, com tecnologia de Realidade Virtual (RV) de última geração, específicos para reproduzirem situações do dia a dia de uma operação de mina com alto grau de fidelidade.
Pelo sucesso na utilização dos simuladores na capacitação de operadores, a Vale foi vencedora do prêmio Immersive Technologies Annual Business Improvement Award (em tradução livre Prêmio Anual de Melhoria de Negócios da Immersive Technologies), concedido pela empresa que fornece a tecnologia.
Hoje a Vale conta com mais de 10 simuladores em suas operações no Brasil. Desde 2007, em Carajás já treinamos mais de 1.400 empregados com mais de 2.500 registros de treinamentos utilizando essa tecnologia. São mais de 24 mil horas de treinamento com melhoria das rotinas operacionais, economia de combustível e redução no desgaste do equipamento, ao mesmo tempo, conseguindo gerenciar todos os números gerados pelos operadores em diversas situações, como chuva, incêndio ou desligamento súbito de motor, por exemplo”, explica José Peixoto, gerente de Operação.
O reconhecimento da Immersive reforça que a Vale está no caminho certo. “Esta premiação valida um novo modelo estratégico de treinamento da Vale, em que tivemos grande apoio da área de Produtividade de Mina, buscando a melhoria contínua de processos e aperfeiçoamento de técnicas operacionais que resultaram em aumento de produtividade e redução de custo operacionais ”, afirma Rafael Gomes, supervisor de Treinamento.