Projeto Mulheres Tapeceiras recebe investimento de R$ 100 mil da Anglo American
06/05/14
Por meio do aporte, serão fornecidas matéria-prima e novas peças de comunicação, além de capacitações técnicas em gestão de negócios e tapeçaria
O Projeto Mulheres Tapeceiras, da Associação Escolar Fazenda de Artes e Ofícios de Conceição do Mato Dentro (Aefao), receberá um investimento de R$ 100 mil da Anglo American. O aporte será utilizado para promover a renovação além de melhorias do projeto, com aumento da geração de renda e promoção da inclusão social. O programa já existe há 34 anos no município mineiro e tem como objetivos principais a divulgação da tradicional técnica do tapete bordado com ponto arraiolo e a venda dos produtos feitos pelas artesãs.
A iniciativa é fruto de convênio com a Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro, a Associação Comercial e Empresarial de Conceição do Mato Dentro (Acicomd), a Anglo American e a Aefao.
A Anglo American será responsável pela aquisição de matéria-prima, elaboração de peças de comunicação do projeto, além da oferta de capacitações técnicas em gestão de negócios e de confecção. Serão beneficiadas, ao todo, cerca de 50 mulheres da comunidade por meio do convênio. Os cursos de tapeçaria oferecidos serão gratuitos, com duração de cerca de três meses, e as coordenadoras do programa também participarão do Programa de Empreendedorismo da empresa.
A Aefao, em parceria com a Anglo American, promoverá, amanhã, a exposição Tapetes do Mato Dentro, com o lançamento da nova logomarca e peças de comunicação do projeto, na Casa de Cultura, localizada na avenida Daniel de Carvalho 178, Centro, às 19 horas. Foram produzidos banners, painel, stand portátil, placa de fachada, camisetas, embalagens e cartões de visita para a divulgação do Mulheres Tapeceiras.
?O apoio da Anglo American será fundamental para o resgate do nosso projeto. O mais difícil era obter esse recurso financeiro e apoio para divulgação e exposição dos nossos produtos. Dessa forma, será possível fazer uma estruturação mais formal do Mulheres Tapeceiras, que estava sem patrocínio algum. Além disso, estávamos há mais de oito anos enfrentando muitas dificuldades?, ressalta a presidente da Aefao, Maria do Rosário Silva Campos.
?Essa é uma iniciativa muito importante, que visa auxiliar no resgate e valorização da cultura e artesanato locais por meio do incentivo à propagação da técnica do bordado arraiolo, que é muito tradicional. Além disso, também será benéfico especificamente para as mulheres de Conceição do Mato Dentro com a geração de novos empregos e renda?, afirma Maurício Martins, gerente geral de Desenvolvimento Social da Unidade de Negócio Minério de Ferro Brasil da Anglo American.
Arraiolo
O arraiolo é um ponto utilizado para confeccionar tapetes. Ele se assemelha ao ponto cruz, no entanto se diferem pelo fato de o arraiolo possuir um ponto mais alongado. São diversos trabalhos que podem ser feitos com o arraiolo sendo o mais comum o tapete, além de almofadas e pesos de portas.
A técnica, com origem portuguesa, é também conhecida em vários países europeus, mas foi desenvolvido um jeito conceicionense de produzir os tapetes por meio desse tipo de bordado. Por isso, eles são chamados Tapetes do Mato Dentro. No caso da Aefao, a produção da tapeçaria tem como base a arte barroca, especialmente imagens sacras e florais, festas folclóricas, aspectos da fauna flora, dentre outros elementos que retratam a cidade. Há uma riqueza grande de detalhes e de cores, que objetiva transmitir com perfeição a marca do barroco na cidade, bem como a riqueza cultural do município.
O bordado de arraiolo tem como vantagens a resistência e consistência do bordado, além de permitir a reprodução fiel de todos os desenhos geométricos e da maior parte dos trabalhos artísticos.
Sobre o Projeto Minas-Rio
Principal projeto mundial da Anglo American, o Minas-Rio está em fase de obras e atingirá, em sua primeira fase, uma capacidade de produção de 26,5 milhões de toneladas de minério de ferro. O empreendimento inclui uma mina de minério de ferro e unidade de beneficiamento em Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas, em Minas Gerais; o maior mineroduto do mundo, com 525 km de extensão e que atravessa 32 municípios mineiros e fluminenses; e o terminal de minério de ferro do Porto de Açu, no qual a Anglo American é parceira da LLX com 50% de participação, localizado em São João de Barra (RJ).
Sobre a Anglo American
A Anglo American plc. é uma das maiores companhias de mineração do mundo, com sede no Reino Unido e ações negociadas nas bolsas de Londres e Joanesburgo. Seu portfólio de negócios atende às diferentes necessidades dos clientes e abrange commodities de alto volume ? minério de ferro e manganês; carvão metalúrgico e carvão mineral; metais básicos e minerais ? cobre, níquel, nióbio e fosfatos; e metais e minerais preciosos ? nos quais é líder global em platina e em diamantes.
A Anglo American é comprometida com a realização de um trabalho alinhado aos seus stakeholders – investidores, clientes, parceiros e empregados – para criar valor sustentável que faz a diferença, respeitando os mais altos padrões de segurança e responsabilidade em todos os seus negócios e localidades. As operações de mineração, projetos de expansão e atividades de exploração da empresa estão presentes no sul da África, América do Sul, Austrália, América do Norte, Ásia e Europa.
A empresa atua no Brasil desde 1973 e hoje está presente no País com quatro produtos: minério de ferro, com o Minas-Rio, um dos maiores projetos de exploração de minério de ferro em desenvolvimento no mundo; níquel, com operações nos municípios de Barro Alto e Niquelândia, em Goiás; fosfato, com as operações nos municípios de Ouvidor (GO), Catalão (GO) e Cubatão (SP), e nióbio, presente nos municípios de Catalão e Ouvidor, em Goiás.
Assessoria