Projeto de conscientização ambiental da Nexa evita erosão e assoreamento em córrego de Paracatu
23/05/23
Gente Cuidando das Águas de Morro Agudo tem como objetivo transferir conhecimento e implantar tecnologias que apoiem a comunidade no enfrentamento dos desafios relacionados à falta de água
Com três anos de atuação em prol do meio ambiente, o ‘Gente Cuidando das Águas de Morro Agudo’, projeto da Nexa, tem obtido resultados promissores e evitado a erosão e o assoreamento no córrego do Batuque. Diante dos ganhos conquistados, as ações seguirão para fortalecer a parceria com os produtores rurais e ampliar o conhecimento sobre a necessidade da implantação de tecnologias para a retenção de água e sua interferência na produção agropecuária da região de Batuque, em Morro Agudo (MG).
O programa terá duas frentes este ano, sendo a primeira a educação ambiental. Será desenvolvido um conteúdo especial no plano de Ensino e Aprendizagem (PEA) para os alunos do 6º e 7º anos da Escola Municipal Arquimedes Cândido Meireles, na comunidade de Morro Agudo. Dentro da temática água, serão ministradas aulas relacionadas ao comportamento e ciclo da água, preservação de nascentes, além dos principais problemas de escassez hídrica. Já a segunda frente será a retenção de águas, na qual será implantado um projeto técnico de conservação da água em cada uma das propriedades integrantes do projeto. Isso inclui o dimensionamento e a locação das tecnologias de retenção e conservação do líquido nas Áreas de Preservação Permanente (APPs).
Além disso, o projeto irá contar com a implantação de tecnologias sustentáveis em 18 propriedades e com monitoramento constante do projeto. De acordo com Marina Noronha, coordenadora de gestão social da Nexa em Paracatu, a expectativa é de que cada proprietário consiga dar sequência de forma autônoma e colocar em prática todos os ensinamentos recebidos.
“A abordagem que utilizamos, além de buscar conscientizar sobre a necessidade de proteção das águas, tem também mostrado os ganhos práticos da iniciativa. Isso inclui a disponibilidade de água mesmo em períodos de estiagem e a preservação de nascentes, ampliando nosso legado positivo na região e, assim, auxiliando o morador e o trabalhador a buscarem soluções para a captação e utilização da água”, comenta Marina.
Resultados do projeto em 2022
Na edição do ano passado, foram realizadas 72 atividades de Educação Ambiental com 18 proprietários rurais e implantação de 18 pluviômetros para apoiar no monitoramento da quantidade de chuva. Além disso, 12.990 metros de cerca foram construídas no leito do córrego do Batuque para a proteção da nascente, houve 62 implantações de tecnologia para retenção de água e dois documentários foram desenvolvidos por alunos para a divulgação do projeto, com a contextualização do tema.
Sobre a Nexa
A Nexa Recursos Minerais é uma das maiores mineradoras de zinco do mundo. Atua há mais de 65 anos nos segmentos de mineração e metalurgia, com operações localizadas no Brasil e no Peru e escritórios em Luxemburgo e Estados Unidos, fornecendo seus produtos para todos os continentes do mundo. Seus colaboradores atuam, todos os dias, focados na construção da mineração do futuro, para ser cada vez mais sustentável, inovadora e com as melhores práticas de segurança e respeito às pessoas e ao meio ambiente. Desde 2017, suas ações são negociadas nas Bolsas de Valores de Nova York, sendo seu acionista majoritário a Votorantim S.A. Para mais informações, acesse o site da Nexa.