Projeto da Vetria prevê revitalização da ferrovia que liga Corumbá (MS) a Santos (SP)
19/05/14
A Vetria pretende explorar minério de ferro em Corumbá e realizar o transporte ferroviário desse material até Santos (SP) para a exportação.
A companhia possui uma mina operacional localizada no maciço do Urucum, com capacidade instalada de aproximadamente 1 milhão de toneladas ano. O projeto prevê a ampliação da capacidade de produção para 28,5 milhões de toneladas ano. A expansão está em fase de obtenção de licenças ambientais e autorizações regulatórias: condições precedentes para início do investimento.
A produção de minério será escoada pela via férrea que liga Corumbá a Santos e corta os Estados do Mato Grosso do Sul e de São Paulo. Assim, a empresa prevê investimentos na modernização do traçado, uma condição fundamental para viabilizar a movimentação da expansão da produção de minério prevista. Essa intervenção engloba a substituição total de 4.000 Km de trilhos, 3 milhões de dormentes, reforma de 223 pontes e ampliação ou construção de 85 pátios, além de obras de adequação da infraestrutura. Tais intervenções vão aumentar a capacidade, a eficiência, a segurança e a velocidade da via. Como a Vetria não vai utilizar toda a capacidade da ferrovia vitalizada, outras atividades poderão se beneficiar da modernização e expansão de uma importante via de ligação entre a região Centro-Oeste e Santos, onde está localizado o maior porto do país.
A Vetria também possui um terreno de 1,9 km² na margem esquerda do Porto de Santos, onde será construído um terminal de uso privativo para escoar o minério de ferro.
;
Correio de Corumbá