Projeto colaborativo estimula geração de renda com o turismo em Paracatu
05/05/15
Realizada pela Acontup, em parceria com a Kinross, iniciativa mobiliza empresariado e capacita profissionais para atuar no setor turístico
Diversos setores econômicos de Paracatu estão unindo forças para dar início ao Laboratório de Turismo Colaborativo (Colabtur), projeto que busca valorizar as riquezas paracatuenses, qualificar os serviços de hospitalidade e contribuir para o desenvolvimento econômico por meio do turismo, elevando Paracatu como destino turístico conhecido em todo o país.
Desenvolvido pela Associação de Condutores de Turismo de Paracatu (Acontup) em parceria com a Kinross, empresa associada do Instituto Brasileiro de Mineração ? IBRAM (www.ibram.org.br) por meio do eixo Geração de Trabalho e Renda, do Programa Integrar, o Colabtur prevê a realização de quatro atividades: pesquisa turística local, mobilização do trade, capacitação profissional para gestores e guias e definição de circuitos turísticos.
Atualmente, a Acontup está trabalhando em duas frentes: a mobilização do trade turístico local (formado pelos hotéis, bares e restaurantes, empresas de transporte e comércio), em busca de sinergias e oportunidades; e a qualificação por meio de capacitação técnica de agentes do setor.
O pontapé inicial do projeto foi dado em março, com a reunião dos representantes da Acontup, Kinross e dos segmentos econômicos ligados ao turismo de Paracatu, como restaurantes, rede hoteleira, organizações culturais, cooperativas, associações de produtores rurais, instituições de ensino superior e gestores públicos.; Na ocasião, foram identificadas as sinergias entre os diferentes segmentos para buscar oportunidades e construir de forma colaborativa novos caminhos para o turismo na cidade.
O grupo voltou a se reunir em abril para a fase de mobilização dos representantes do trade turístico. Durante o encontro, os participantes puderam alinhar interesses empresariais e fomentaram contatos entre fornecedores locais. Além disso, o grupo compartilhou experiências positivas e negativas dos serviços oferecidos no município e realizou um exercício para estruturar sugestões de roteiros turísticos em Paracatu e região.
O Colabtur é um dos seis projetos que serão apoiados no biênio 2015/2016 pelo eixo Geração de Trabalho e Renda do Programa Integrar da Kinross.; ?Com essa iniciativa, queremos estimular o desenvolvimento sustentável local e a autonomia do público beneficiado, por meio de qualificação profissional, incentivo ao empreendedorismo e formação de redes de colaboração entre fornecedores?, afirma Ana Cunha, gerente de Comunicação e Relacionamento com Comunidade da Kinross.
Programa Integrar
O Programa Integrar foi criado em 2011, a partir da reformulação da política de investimento social da Kinross, e possui quatro eixos de atuação: Geração de Trabalho e Renda, Educação, Cultura e Educação Ambiental. O eixo Geração de Trabalho e Renda já atendeu 19 projetos e beneficiou diretamente cerca de 1.100 pessoas em Paracatu (MG) e contou com um investimento de R$ 1.700.000,00.
Sobre a Kinross
Responsável por 25% da produção de ouro brasileira, a Kinross opera a mina Morro do Ouro em Paracatu, no noroeste de Minas Gerais, e integra a Kinross Gold Corporation, grupo canadense com presença na América do Sul (Brasil e Chile), América do Norte (Estados Unidos e Canadá), África (Gana e Mauritânia) e Eurásia (Rússia).
Assessoria