Profissionais de Comunicação de vários estados participaram do curso ‘Mineração para Jornalistas’ realizado na EXPOSIBRAM 2024
13/09/24
Dezenas de jornalistas de veículos de imprensa e profissionais de comunicação do setor mineral participaram do curso gratuito “Mineração para Jornalistas”, realizado nos dias 11 e 12/9, durante a EXPOSIBRAM – Mineração do Brasil | Expo & Congresso, no EXPOMINAS BH (Belo Horizonte/MG).
O curso oferecido pela UNIBRAM – Universidade Corporativa da Mineração do Brasil foi ministrado pelo diretor de Sustentabilidade do IBRAM, Julio Nery, pela Gerente de Assuntos Minerários, Aline Nunes, e ela consultora de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Maria de Lourdes Santos. As turmas contaram com participantes de diversos locais do Brasil, como Minas Gerais, Pará, Bahia e São Paulo.
O diretor-presidente do IBRAM, Raul Jungmann, falou sobre a importância destes profissionais compreenderem o funcionamento dos processos que envolvem a operação mineral. “O setor está passando por um processo de transformação, visando sempre a sustentabilidade, a segurança e a transparência. É primordial que profissionais de comunicação saibam os conceitos e tudo o que envolve o setor mineral e estejam preparados para repassar as informações para a opinião pública”, diz.
Durante o curso os participantes tiveram a oportunidade de saber um pouco mais sobre a essencialidade dos recursos minerais; conceitos de mineração e de recursos minerais; estruturas principais em um empreendimento de mineração; as atividades da mineração e suas relações com o meio ambiente; transição energética, eventos climáticos e mineração; mercado – ciclos econômicos, principais commodities, preços, câmbio; entre outros temas.
A jornalista Mara Bianchetti, do Diário do Comércio, destacou a relevância do conteúdo abordado. “Foi muito bacana conhecer um pouco sobre a extração, falar sobre a sustentabilidade e, claro, sobre o mercado da mineração”, disse. Já Adriana Ferreira, jornalista do jornal O Tempo, reforçou como o curso pode contribuir nas suas atividades. “Saber mais é muito importante para nós, que temos como missão traduzir muitas coisas para o telespectador, o leitor, o ouvinte. Precisamos traduzir, mas de forma correta. Por isso, precisamos aprimorar constantemente os nossos conhecimentos”, disse.
Clique aqui para baixar o conteúdo apresentado durante o curso.