Produção mineral em Paulistana atingirá 5 bilhões de toneladas
16/09/11
Liziê Coelho destaca perspectiva de aumento na produção mineral de Paulistana
A produção mineral da cidade de Paulistana, localizada a 474 km de Teresina, avaliada hoje em 1 bilhão de toneladas, deverá atingir nos próximos anos o total de 5 bilhões de toneladas, segundo pesquisa de empresas mineradoras instaladas na região. De acordo com a deputada estadual Liziê Coelho (PTB), a expansão da produção mineral do Estado sofrerá um grande incentivo a partir do próximo ano, quando o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), concederá a lavra autorizando a exploração das jazidas.
Liziê Coelho explica que os investimentos em infraestrutura na região, como a conclusão da obra de construção da Transnordestina, são essenciais para o desenvolvimento do setor mineral no Estado. A região mineral do Piauí, que engloba as cidades de Paulistana, Acauã e Simões, entre outras, será percorrida pela Transnordestina facilitando o escoamento da produção até os portos de Suape, em Pernambuco, e o de Pecém, no Ceará, comentou.
A mineração corresponde hoje a apenas 0,1% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, valor bem abaixo da capacidade de geração de recursos que o potencial mineral do Piauí pode possibilitar. Com o aumento nos investimentos e consequentemente na produção, a participação desse setor no PIB sofrerá uma alteração significativa. Além disso, quanto mais
Deputados realizam audiência sobre saneamento básico
Está confirmada para a tarde desta quinta-feira, 15/09, a partir das 15 horas, no Plenarinho da Assembléia Legislativa, a audiência pública solicitada pelo deputado Firmino Filho (PSDB) para discutir o plano de expansão do saneamento básico na cidade de Teresina, tanto no que diz respeito à melhoria do sistema de distribuição de água quanto no que diz respeito ao aumento da rede de esgotamento sanitário, que está com obras em vários pontos da cidade.
O parlamentar explicou que o aumento crescente da demanda pelo serviço de água tratada, sobretudo nas áreas onde estão sendo construídos novos empreendimentos tanto públicos quanto privados é sempre uma preocupação, o que justifica a necessidade de que os agentes políticos possam conhecer o plano da companhia de saneamento básico do estado para levar esse serviço às famílias que precisam dele.
Sobre o esgotamento sanitário, o parlamentar tucano está querendo mais informações a respeito das obras em andamento, em especial aquelas que estão sendo executadas na zona Sul e que estão deixando as ruas esburacadas.
Precisamos conhecer melhor o plano de expansão da Agespisa, tanto no que diz respeito à coleta de esgotos quanto no fornecimento de água onde o produto ainda não chegou, porque recebemos em nosso gabinete, todos os dias, pessoas querendo informação sobre quando vai ser feita a rede de expansão de água em seus bairros e municípios ou quando vai estar pronta a obra de esgoto que tantos transtornos tem provocado, justificou Firmino Filho.
JusBrasil