Presidente do IFI – Instituto Fiscal Independente, Marcos Pestana, analisa conjuntura fiscal-econômica em live para associados.
08/08/24
Diretor-presidente da Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado Federal destaca a importância da mineração sustentável para o desenvolvimento socioeconômico dos brasileiros.
Uma análise histórica do crescimento brasileiro no âmbito econômico, social e fiscal foram temas abordados no “Encontro com o Presidente” desta quarta-feira (7/8), evento virtual que contou com a participação do diretor-executivo da Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado Federal, Marcos Pestana. O encontro com os associados do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) foi conduzido pelo diretor-presidente do Instituto, Raul Jungmann.
Jungmann destacou a relevância de Marcos Pestana no cenário político e econômico brasileiro. “Seu trabalho à frente do IFI compreende ampliar a transparência das contas públicas, algo que tem função não só econômica e financeira, mas também social e política da maior importância. Tivemos uma excelente exposição, bem ampla e diversificada. “, avaliou.
Marcos Pestana analisou a importância da mineração sustentável para o desenvolvimento socioeconômico dos brasileiros. “A questão ambiental é central, mas o ser humano é a peça principal. A miséria e a pobreza são o maior desequilíbrio que possa haver. É importante as pessoas se darem conta do papel da mineração no nosso dia a dia. Entretanto, também destaco como fundamental o fortalecimento do compromisso ambiental desse setor. O Brasil tem um bom marco regulatório na área, uma boa tradição, mas tem enormes desafios a superar”, avaliou.
Dentre os desafios, Pestana ressaltou que “a estabilidade regulatória, boas regras e permanentes, envolvendo inclusive a Constituição e demais leis, são fatores essenciais. Acredito que esse é um grande desafio. Oferecer estabilidade para o investidor e para o agente econômico”, disse.