Presidente do IBRAM se reúne com a Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) e decide montar grupos de trabalho
22/08/23
Nesta terça-feira (22/8), o diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, visitou a sede da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) para uma reunião com os dirigentes da Associação, Caio Carvalho, presidente, Ingo Plogger, vice-presidente, Gislaine Balbinot, diretora-executiva, João Mauro Uchôa, coordenador de Comunicação, e Giuliano Alves, gerente de Sustentabilidade e Projetos. Também participou do diretor de Comunicação do IBRAM, Paulo Henrique Soares.
Durante a reunião, Raul Jungmann apresentou um panorama do setor mineral brasileiro e também citou a relação entre a mineração e o agronegócio. Segundo o presidente do IBRAM, o agronegócio e a mineração são dois setores de suma importância para o país e estão diretamente ligados. “Assim como o agronegócio, a mineração é imprescindível para cada um dos brasileiros. Precisamos dispor de bens minerais para o desenvolvimento socioeconômico do país e para promoção do bem-estar da sociedade, inclusive para a produção dos alimentos. O Brasil tem grandes potenciais e oportunidades nesta área”, afirmou o presidente do IBRAM.
Para Jungmann, a guerra entre a Rússia e a Ucrânia revelou uma fragilidade do Brasil em relação aos fertilizantes, tão necessários para a agricultura. “É fundamental trabalhar para reduzir a dependência das importações de fertilizantes. Os setores agro e mineral precisam trabalhar juntos em busca disso”, analisou.
As duas entidades decidiram pela criação de grupos de trabalhos para unirá forças para o desenvolvimento socioeconômico dos dois setores produtivos e do país.