Presidente do IBRAM, Raul Jungmann, e ministro Márcio França concordam em parceria para apoio às pequenas e às médias mineradoras
28/02/24
A mineração de pequena escala praticada por empresas mineradoras de micro, pequeno e médio porte predomina no Brasil e contribui para o desenvolvimento regional e a geração de empregos diretos e indiretos. Essa parcela do setor mineral, que constitui 85% do total de empresas legalizadas, segundo dados de 2017 da Agência Nacional de Mineração (ANM), foi tema de reunião entre o diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, e o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), Márcio França. O MEMP e o IBRAM buscarão oportunidades na área de crédito e capacitação do setor mineral.
O presidente do IBRAM apresentou ao ministro um panorama da mineração e detalhou sobre a necessidade de se criar um ambiente de negócios que promova a sustentabilidade para as médias, pequenas e microempresas. Além disso, lembrou da importância de se promover mecanismos de acesso às linhas de crédito para esse recorte das empresas de mineração, principalmente para aquelas que realizam a pesquisa mineral.
Raul Jungmann também abordou as negociações iniciadas na última semana com o Sebrae Nacional em torno de um acordo de cooperação para criar projetos voltados a integrar as pequenas e médias empresas do setor de mineração às boas práticas ESG. O acordo também deverá estabelecer iniciativas que permitam desenvolver inovação em suas áreas de atuação, bem como proporcionar linhas de financiamento e abertura de novos mercados. Também esteve presente ao encontro o diretor de Relações Institucionais do IBRAM, Rinaldo Mancin.