Presidente do IBRAM e representante dos EUA discutem novas parcerias e investimentos privados na mineração brasileira
02/04/25
As perspectivas de projetos minerais envolvendo parcerias entre o Brasil e os Estados Unidos e novos investimentos de empresas americanas no setor mineral foram discutidas durante uma reunião entre o diretor-presidente do IBRAM, Raul Jungmann, e o encarregado de negócios da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, Gabriel Escobar. O encontro, que ocorreu no IBRAM, em Brasília, também contou com a participação de Matthew Lowe, Conselheiro Econômico, e Renato Barreda, Adido Econômico e Mineração, ambos da Embaixada dos EUA, além da consultora de Relações Institucionais do IBRAM, Renata Santana, e a coordenadora de Relações Institucionais do Instituto, Elena Renovato.
Raul Jungmann apresentou ao encarregado de negócios o cenário do setor mineral brasileiro e, ressaltou a importância do Brasil, como fornecedor de minerais críticos e estratégicos para diversos fins, como a transição energética e a descarbonização. O presidente do IBRAM também ressaltou que o país tem estabilidade regulatória, abertura comercial para receber investimentos estrangeiros, além de a mineração investir em inovação tecnológica e sustentabilidade.
Os eventos promovidos pelo IBRAM, como EXPOSIBRAM, Conferência Amazônia e Novas Economias, Seminário Internacional de Minerais Críticos e Estratégicos, fóruns e pesquisas, foram apresentados pelo presidente como formas de reforçar a parceria entre Brasil e Estados Unidos.
O encarregado de negócios Escobar ressaltou o interesse do setor privado americano no Brasil, inclusive através da delegação comercial Tradewinds 2025, e enfatizou o compromisso dos EUA em realizar uma relação commercial forte e justa.