Presidente do IBRAM é convidado a palestrar durante painel de governadores do Consórcio Amazônia Legal na COP 28
05/12/23
Na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 (COP-28), o diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, foi convidado a abrir o painel “Transição econômica para a Amazônia: desenvolvimento socioeconômico de baixas emissões”. O debate ocorreu entre os governadores que fazem parte do Consórcio Amazônia Legal.
Acompanhado de representantes dos nove estados que integram o Consórcio, Raul Jungmann lembrou que até hoje o Brasil não tem um projeto que conjugue a preservação, a conservação, os serviços ambientais e também o desenvolvimento social da Amazônia. “Há um descompasso que nos preocupa sobre a Amazônia, que é a centralidade da questão ambiental, já que a Amazônia é um dos 13 hotspots ambientais do mundo”, afirmou.
Segundo ele, é preciso entender que a sustentabilidade ambiental caminha passo a passo com a questão social e o desenvolvimento sustentável. “Por isso, representando o IBRAM e a mineração sustentável, quero trazer todo o meu apoio em relação a esse assunto”, disse.
Jungmann lembrou durante seu discurso que esse tema integra uma agenda que o Instituto tem trabalhado de forma enfática e, um exemplo disso, foi a realização este ano da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias, evento promovido em Belém (PA), no mês de agosto. “Este foi um compromisso adotado pelo setor com a Amazônia, compromisso enquanto propósito, enquanto valor, uma extensão de um compromisso com a própria humanidade: não existe futuro que possamos considerar para as futuras gerações sem a Amazônia viva, com a floresta preservada, as populações originárias respeitadas e, sobretudo, que a gente tenha a Amazônia como uma porta aberta para o futuro do Brasil”, finalizou.
Leia mais:
Na COP28, IBRAM participa de debate sobre as perspectivas para a descarbonização