Prêmio internacional reconhece iniciativa de segurança na EFC
19/06/17
Uma solução tecnológica na Estrada de Ferro Carajás (EFC) está conseguindo eliminar as viagens clandestinas nos trens de carga da Vale. A solução está em linha com o valor ‘A vida em primeiro lugar’ e impede que pessoas coloquem sua segurança em risco ao se arriscarem a viajar em condições perigosas. Recentemente, o projeto foi premiado pela ALAS – Associação Latino-americana de Segurança, ficando em primeiro lugar na categoria Projetos Privados.
“A iniciativa nasceu de uma parceria entre a Vale e ministério público para evitar que pessoas se arriscassem nas viagens de trens. Chegamos então à solução de instalar câmeras de monitoramento em aproximadamente 4km em linha reta que identificam as invasões. O sistema então gera um alarme na sala de comando e o nosso operador aciona a segurança, que retira a pessoa da área de risco. O sistema foi instalado em duas localidades: Marabá, no Pará, e São Luís, no Maranhão”, explica Orlando Sá, gerente geral de Segurança.
O projeto ainda evita que seja necessário colocar profissionais em um local de pouca iluminação para fazer a vigilância dos trens e trouxe outros benefícios mais. “Temos conseguido ainda evitar outros riscos à segurança, como possíveis furtos de carga ou mesmo pessoas atravessando as vias indevidamente. As gravações são apresentadas em reunião bimestral com o ministério público, que vem acompanhando o projeto”, acrescenta Orlando.