Portobello se preparou para dólar a R$ 1,90
05/04/07
Vanessa Jurgenfeld05/04/2007
A queda do dólar não pegou de surpresa a Portobello, indústria de revestimentos cerâmicos. A empresa se preparou ao longo de 2006 com redução de custos e elaboração de novo portfólio de produtos, com novos preços, já imaginando uma queda mais acentuada da moeda americana. o dólar. Mário Baptista, diretor financeiro e de relações com investidores da Portobello, diz que o planejamento para 2007 foi feito com a estimativa de um dólar a R$ 1,90. “A companhia está preparada para exportar com lucro a R$ 1,90 o dólar.”
Baptista explica que entre as ações tomadas pela empresa para equilibrar sua lucratividade em um cenário de dólar pior, estiveram a demissão de 121 pessoas de um total de 1.857 funcionários, reajuste de preço na nova coleção, em percentual que ele não revela, e novos mercados de atuação, como a Holanda.
O executivo espera que a Portobello mantenha fatia significativa de vendas no exterior, embora menor que a registrada em 2006. No ano passado, as exportações representaram 43% do total vendido. “Se cair mais que R$ 1,90, no entanto, teremos que fazer revisão dos preços”, diz.
Valor Econômico