Porto de Ilhéus exporta nova carga de níquel
05/09/11
Carga segue para o Porto de Mantyluoto, na cidade de Pori (Finlândia)
Nos dias 2 e 3 de setembro, mais uma carga de níquel foi embarcada a partir do Porto de Ilhéus, no sul da Bahia, pelo navio BBC Ganges, para o Porto de Mantyluoto, na cidade de Pori (Finlândia). A previsão de chegada é de 30 dias.
De lá, o concentrado de níquel terá como destino final a Planta da Norilsk, na cidade de Harjavalta (a 30 km de distância de Pori). Serão exportados em setembro 11,3 mil toneladas de concentrado de níquel (14% de níquel contido).
É um aumento substancial frente aos embarques de janeiro (3,9 mil toneladas) e abril (8 mil toneladas). No dia 2 pela manhã e inicio da tarde (ate às 14h), a diretoria da Mirabela mineração estará acompanhando o embarque do concentrado.
A Mirabela Mineração do Brasil é uma empresa brasileira, subsidiária da australiana Mirabela Nickel, e o seu produto é o Concentrado de Níquel. Ela fica localizada no Município de Itagibá, na Bahia, a 8 km de Ipiaú.
O foco de produção da empresa é o concentrado de níquel de alta qualidade, com 13% a 15% de Ni. Toda a produção já foi vendida até 2014, sendo 50% para a Votorantim Metais (Minas Gerais) e 50% para exportação (Norilsk Nickel ? Finlândia).
Revista Porto S.A