Políticas para inclusão de pessoas com deficiências é tema da DIVERSIBRAM 2024
19/03/24
O painel intitulado “Políticas para inclusão de pessoas com deficiências como agente catalisador para economias mais resilientes e sustentáveis” foi transmitido online nesta terça-feira, 19, na “DIVERSIBRAM 2024 – A mineração sem rótulos”, organizada pelo IBRAM.
Davi Braga, moderador da mesa e CEO da Prime Talent Executive, ressaltou que, de acordo com dados do IBGE, a população brasileira conta hoje com 24% de pessoas com deficiência. Pontuou que discussões como estas promovidas pela DIVERSIBRAM “aumentam o nível de consciência e de ação nas empresas” e reforçou a importância de alinhar o conceito de PCD.
Nesse sentido, a painelista Elis Drezza, professora, terapeuta ocupacional e sócia da clínica Acalanto, que atende crianças e adultos autistas, ressaltou que os primeiros passos para as empresas adotarem boas práticas são buscar informação, formação e treinamentos contínuos e, principalmente, ouvir as pessoas com deficiência para conhecer suas reais necessidades.
Para Eliane Ramos, presidente do Conselho da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH Brasil) e diretora Regional da PI Brasil – Grupo Arquitetura Humana, “a empatia desempenha um papel importante na promoção e compreensão da diversidade e da equidade”. Segundo ela, quando as pessoas se colocam no lugar do outro, tornam o ambiente psicologicamente mais seguro e acolhedor, promovem o senso de pertencimento e reduzem o isolamento social.
Leandro Rossi, Diretor Executivo no Mining Hub e Presidente na Debra Brasil – Associação Nacional de Epidermólise Bolhosa, complementou a visão, ressaltando que a empatia é perguntar qual a dificuldade do outro e se colocar no lugar de aprendizado.
Marcelo Aro, secretário-chefe de Estado da Casa Civil de Minas Gerais, compartilhou a história de sua filha Mariazinha, de 11 anos, e portadora de uma síndrome rara. A sua experiência pessoal fomentou sua luta pela inclusão das pessoas com deficiência e com doenças raras. Em razão disso, Marcelo está à frente das políticas públicas voltadas para PCDs no Governo de Minas Gerais e lançou o Promais.
De acordo com Marcelo, “o Promais será o maior programa de políticas públicas para pessoas com deficiência do país”. Desde o seu lançamento, em novembro de 2023, já realizou diversas ações, como a colocação de salas multissensoriais, que estimulam o desenvolvimento cognitivo das pessoas com deficiência, em 27 cidades do estado; aumentou o teto para isenção de impostos na compra de carros por PCDs; entre outras.
Patrocinaram o evento BHP e Vale (Ouro); Anglo American e Kinross (Prata); AngloGold Ashanti e Mosaic Fertilizantes (Bronze).