Poços de Caldas recebe projeto “Chega Mais, Comunidade!”
02/10/23
Iniciativa da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) promove educação ambiental voltada para o público infantil em escola do município
A cidade de Poços de Caldas recebeu no último sábado, dia 30, a edição 2023 do Projeto “Chega Mais, Comunidade!”, uma iniciativa da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) que compõe as ações do Programa de Educação Ambiental (PEA) da Empresa. Realizado na quadra poliesportiva da Escola Municipal Presidente Washington Luís, o evento contou com stands informativos sobre as iniciativas de Mineração Sustentável de bauxita da CBA. As crianças tiveram a oportunidade de participar de gincanas e atividades recreativas, incluindo apresentação de teatro com temáticas de educação ambiental, realizadas com apoio da Companhia Penduricalhos.
O intuito do evento é promover a consciência ambiental e sensibilizar o público-alvo para a importância de se adotar novos comportamentos e atitudes sustentáveis, analisando contextos das operações minerárias e da política de gestão ambiental da CBA. A ideia é munir integrantes da comunidade local com informações relevantes para que sejam agentes do processo de mudança de hábitos em prol da conservação ambiental na cidade e em toda a região.
O gerente da Unidade de Mineração da CBA em Poços de Caldas, Alexis Dias de Souza, destaca a importância desta ação e da parceria com as comunidades locais para a conscientização ambiental. “A educação das crianças é um dos principais meios de deixarmos um legado e avançarmos, junto às gerações futuras, para a preservação e o cuidado com a natureza de forma efetiva e abrangente. O aprendizado e sensibilização para as questões ambientais desde a infância cria adultos responsáveis e atuantes para cuidar do ambiente onde vivem. Por isso, esse evento é uma das ferramentas mais relevantes que compõem o PEA, indo muito além da atuação do setor mineral”, ressalta.
“Parabéns à CBA por esse trabalho na Escola Washington Luís, fazendo uma aproximação entre a comunidade e a empresa. Uma ação de educação ambiental importantíssima e que foi muito boa para as crianças conhecerem o que a CBA faz pela nossa cidade. Fica aqui o meu agradecimento e o orgulho de termos a CBA em Poços de Caldas”, afirma o prefeito Sérgio Azevedo.
“Para nós, é uma alegria muito grande ter a CBA como parceira, porque, com a responsabilidade social da empresa, conseguimos avançar no conhecimento ofertado aos alunos. Uma empresa que se dispõe a trabalhar com alunos está cumprindo a sua maior responsabilidade, que é estar inserida na nossa comunidade”, completa a secretária de Educação de Poços de Caldas, Maria Helena Braga.
Sobre o Programa de Educação Ambiental – PEA
Desenvolvido há 22 anos pela CBA, o PEA é uma iniciativa que tem o objetivo de disseminar a viabilidade ambiental da atividade minerária, por meio do conhecimento sobre o meio ambiente, além de ajudar na sua conservação, utilização sustentável e na busca de valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e demais espécies que habitam o planeta.
Desde o início de sua atuação, a iniciativa já contou com a participação de mais de 145 mil pessoas em Minas Gerais, onde a Companhia possui suas minerações de bauxita em operação, estando presente há mais de 80 anos em Poços de Caldas.
Sobre a CBA
Desde 1955, a CBA – Companhia Brasileira de Alumínio atua de forma integrada, da mineração ao produto final, incluindo a etapa de reciclagem. Com capacidade de gerar 100% da energia consumida através de fontes renováveis, a CBA fornece soluções sustentáveis para os mercados de embalagens, transportes, automotivo, construção civil, energia e bens de consumo, além de ser líder em reciclagem de sucata industrial de alumínio.
Com a abertura de capital em 2021 (CBAV3), foi a primeira Companhia no segmento a ter ações negociadas na B3 e ingressou na carteira do ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial – no seu primeiro ano de elegibilidade. Com receita líquida de R$ 8,8 bilhões em 2022 e R$ 1,6 bilhão de EBITDA ajustado no período, a CBA tem o compromisso de garantir a oferta de alumínio de baixo carbono em parceria com os stakeholders, desenvolvendo as comunidades em que está inserida e promovendo a conservação da biodiversidade.