Plano de expansão da Ferrous Resources do Brasil avança
19/11/13
Empresa já obteve licença de operação para mina Santanense, em Itatiaiuçu;
Os projetos da Ferrous Resources do Brasil em Minas Gerais continuam avançando. A mineradora já obteve licença de operação (LO) para lavrar cerca de 900 mil toneladas de minério de ferro por ano na mina Santanense, em Itatiaiuçu, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Além disso, na próxima terça-feira, o Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) também deve conceder a LO para a expansão da produção na mina de Viga, em Congonhas, no Campo das Vertentes.
A mina Santanense, conforme já informado pela mineradora, tem capacidade total de 105 milhões de toneladas ROM (produção bruta lavrada). E a empresa já planeja expandir a produção no local, que passará para 5 milhões de toneladas anuais em 2015. A extração de minério em Santanense complementará a das minas Esperança e Viga.
Já a LO para ampliação da produção na mina de Viga, que será julgada na próxima semana, permitirá à mineradora atingir um volume total de 8 milhões de toneladas anuais do insumo. Conforme já anunciado, os investimentos no ativo devem girar perto de US$ 1,2 bilhão, em um primeiro momento.
Após a entrada em operação da expansão no complexo de Congonhas, a Ferrous também poderá se beneficiar de empreendimentos logísticos como mineroduto e porto próprios. O plano da empresa é atingir a produção de 15 milhões de toneladas somente na Mina de Viga até o começo de 2017.
Em setembro, a Ferrous comunicou ao mercado que a ucraniana Ferrexpo, grande playermundial, produtor de pelotas de minério de ferro, tinha aumentado sua participação na empresa para 14,4%, tornando-se a maior acionista da companhia. A operação teria movimentado cerca de US$ 80 milhões, valor que não foi confirmado pela mineradora.
Na ocasião, a Ferrous também informou que a previsão é alcançar uma produção de 5 milhões de toneladas ao final deste ano, o que, se confirmado, representará um crescimento de 56,2% sobre o volume de 2012. A empresa tem, atualmente, cerca de mil funcionários diretos, com expectativa de chegar a 1,3 mil no final de 2013.
A Ferrous tem cinco ativos minerários no Quadrilátero Ferrífero, região que concentra as maiores e melhores jazidas do mineral no país, e ainda um ativo na Bahia. A companhia planeja se tornar um dos maiores produtores e fornecedores mundiais do insumo, com meta de exportar 25 milhões de toneladas em 2014, e 62 milhões de toneladas anuais em 2016.
Os ativos da companhia em Congonhas (Viga) e Brumadinho (Esperança) são considerados “privilegiados”, uma vez que têm a “vantagem competitiva” de já serem atendidos pela MRS Logística S/A, o que viabiliza o escoamento da produção até os terminais portuários.