Pilar cresce 42% no IDH com a presença de mineradora
23/02/16
Com crescimento de 42% no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) na última década, conforme divulgado no levantamento do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o município de Pilar de Goiás deve avançar ainda mais com a atuação da Pilar de Goiás Desenvolvimento Mineral (PGDM), empresa da Brio Gold. Desde sua instalação, os moradores do entorno têm sido beneficiados com a geração de empregos, renda e ações de estímulo ao bem-estar da população.No último ano, a unidade registrou cerca de 900 empregos diretos e terceirizados, ofereceu mais de 80 cursos de qualificação aos seus empregados e capacitou dezenas de pessoas para as áreas de Beneficiamento e Mineração. Além disso, a contribuição aos municípios de Pilar de Goiás, Guarinos e Crixás somou R$ 6,8 milhões, por meio do pagamento do Imposto Sobre Serviços (ISS) e da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM); adicionado ao repasse estadual de R$ 2 milhões ao município onde está instalada, referente ao Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Os resultados foram apresentados durante a Reunião Cidadã, realizada em 26 de janeiro com 27 moradores da região.;No âmbito social, contabilizou aproximadamente 10 mil beneficiados com as ações promovidas pelo Instituto Yamana de Desenvolvimento Socioambiental nas áreas de saúde, cidadania, cultura, educação, esporte, lazer e meio ambiente. “Um dos programas de maior destaque é o Seminário de Parcerias, que em 2015 investiu R$ 100 mil em iniciativas desenvolvidas pela própria comunidade para proporcionar mais qualidade de vida aos moradores”, destaca Alexandro Neto de Oliveira, coordenador de Segurança, Saúde e Desenvolvimento Socioambiental.;Em 2016, a PGDM implantará o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF) em Pilar de Goiás e Guarinos, que visa estimular os empresários, possibilitando o aperfeiçoamento da oferta de produtos e serviços para expansão dos negócios. Em parceria com a DVF Consultoria, a ação foi praticada em 2011 em outros empreendimentos do grupo e, em apenas dois anos, gerou 120% de incremento em negócios entre as mais de 100 instituições participantes. O público-alvo é formado por representantes de micro, pequenas e médias empresas de diversos setores.
Jornal Diário do Norte