Petrobras perde para Vale posto de empresa mais negociada na Bovespa
01/09/10
A terceira e última prévia da carteira teórica de negócios do Ibovespa, que entra em vigor nesta quarta-feira e vai até 31 de dezembro, ratificou a maior participação dos papéis da Vale em relação às ações da Petrobras no principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Assim, a partir desta quarta-feira – e pela primeira vez desde 2006 – a Petrobras não será mais a empresa com maior peso no Ibovespa. Os papéis ordinários (ON, com direito a voto) e preferenciais (PN, sem direito a voto) da Vale, juntos, somam participação de 13,43% na nova carteira do Ibovespa. Já os ON e PN da Petrobras somam 12,375%.
;
Levando-se em conta somente os papéis preferenciais (historicamente os mais negociados), a participação de ambas as empresas caíram – mas o tombo na Petrobras foi maior. Vale PN passou de 10,766% na primeira prévia para o Ibovespa que entra em vigor nesta quarta-feira, divulgada em maio, para 10,756% agora. Já Petrobras PN recuou de 11,018% para 9,770%.
;
Santander, Brookfield e Marfrig entram no índice
Para analistas, as indefinições sobre o processo de capitalização da Petrobras tiraram a liquidez dos papéis da estatal, sendo o fator determinante para a perda da liderança para a Vale.
;
– Acredito, porém, que este seja um cenário momentâneo. Se o preço do barril da cessão onerosa sair mesmo amanhã (quarta-feira), a Petrobras ultrapassará a Vale. O andamento da Bovespa em setembro dependerá da Petrobras. Se houver mais indefinição e a capitalização ficar para 2011, o cenário seguirá nebuloso – disse o analista chefe da SLW Corretora, Pedro Galdi.
;
Além de ter se tornado a empresa mais negociada na Bolsa, a Vale chegou a superar a Petrobras em valor de mercado no mês de agosto. Nesta terça-feira, a petrolífera valia R$ 246,56 bilhões, enquanto as ações da mineradora negociadas no mercado somavam um total de R$ 236,70 bilhões, segundo dados da Economatica.
;
A nova carteira do Ibovespa registrou ainda a entrada das ações unit do Santander e das ações ON da Brookfield e da Marfrig no índice, totalizando 68 ativos de 62 empresas.
;
O Ibovespa encerrou o mês de agosto com baixa de 3,51%, depois de ter subido 10,8% em julho. Este foi o pior desempenho mensal desde maio, quando o índice recuou 6,64%. No quadrimestre, o índice caiu 3,53% e, no ano, já perdeu 5,02%.
O Globo