Parque Tizo instala seu Conselho de Orientação
21/12/06
O secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, José Goldemberg, empossou no dia 14/12 o Conselho de Orientação do Parque Tizo, em solenidade realizada no Anfiteatro Augusto Ruschi, na sede da CETESB, em SP, e que contou com a presença do presidente do IBRAM, Paulo Camillo Penna, e do diretor de Assuntos Ambientais do Instituto, Rinaldo Mancin.
;
O Parque Tizo nasceu de cooperação entre o governo do Estado de São Paulo e a Embu S.A ? Engenharia e Comércio, empresa associada ao IBRAM e ligada ao ramo de produção de brita e concreto. Está localizado na confluência da Rodovia Raposo Tavares com o Rodoanel, entre os municípios de São Paulo, Cotia e Osasco, ocupando uma área de 130 hectares. A área é formada apor 66% de remanescentes originais da Mata Atlântica, com espécies de flora e da fauna ameaçadas de extinção.
;
O Conselho de Orientação do Parque Tizo é composto de 29 membros, conselheiros titulares e suplentes, representando todos os órgãos envolvidos com a criação do parque. Como presidente do Conselho foi nomeado Paulo Nogueira Neto, o primeiro secretário da Secretaria Especial do Meio Ambiente do Brasil, nos anos 80. Em sua avaliação a área destinada ao parque deve ser ?voltada para a natureza e enquadrada como uma Unidade de Conservação?, além de servir como fonte educacional para a população que deve aprender a preservar a natureza. Para Nogueira Batista, ?a existência deste conselho garante o futuro do Parque Tizo?.
;
O secretário do Meio Ambiente, José Goldemberg, assinalou os desafios que envolvem a manutenção do parque. Para ele, ?é muito difícil para o poder público proteger áreas de importância ecológica na Região Metropolitana de São Paulo, porque elas sofrem de um mal congênito: as ocupações irregulares de áreas de mananciais?. O secretário afirmou que o conselho ?deve tomar decisões que orientem a Secretaria de Meio Ambiente e a primeira delas é a instalação de cercas?.
;
Alice Braga, de 12 anos, aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental Teófilo Benedito Ottoni, foi escolhida por seus colegas para acompanhar as reuniões do Conselho Orientador. A participação da escola foi fundamental para a consolidação do projeto. O diretor da escola, Gustavo Campos Menezes, ?todos os alunos já visitaram o parque e reconhecem a importância desse espaço para a comunidade?.
;
O IBRAM participa do Conselho de Orientação do Parque Tizo por intermédio do diretor de Assuntos Ambientais, Rinaldo Mancin, e do conselheiro Fábio Luna Camargo Barros, que também é diretor da EMBU S/A.
Assessoria de Imprensa – IBRAM