Parceria oferece bolsas integrais para mulheres negras em pós-graduação de Direito da Mineração
15/05/25
Inscrições vão até 30 de junho
Mulheres pretas e pardas que desejam impulsionar suas carreiras no setor de mineração têm agora uma excelente oportunidade. Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de bolsas de estudos integrais destinadas à pós-graduação em Direito da Mineração, promovida especialmente para mulheres autodeclaradas pretas e pardas com Ensino Superior completo.
A iniciativa é fruto da parceria entre o Instituto Brasileiro de Direito Minerário (IBDM), o escritório William Freire Advogados Associados (WFAA), Centro de Estudos em Direito e Negócios (CEDIN) e a Rede Pretas na Mina. O objetivo é ofertar capacitação para desenvolvimento de mulheres negras na mineração.
O curso, previsto para início em agosto de 2025, é oferecido pelo Centro de Estudos em Direito e Negócios (CEDIN), referência na área, e integra o Projeto Trilhas, idealizado pelo Comitê de Diversidade e Inclusão do WFAA. A proposta vai além do ensino: busca criar um ambiente de trabalho mais justo e plural, incentivando a diversidade e a inclusão no setor.
Como participar
As interessadas devem realizar a inscrição até o dia 30 de junho de 2025. Para se candidatar, é necessário:
– Preencher o formulário disponível no site de inscrição;
– Enviar o currículo atualizado;
– Apresentar a autodeclaração étnico-racial;
– Gravar um vídeo de até 1 minuto e 30 segundos, justificando o interesse em participar do processo seletivo;
– Comprovar a associação à Rede Pretas na Mina — seja por captura de tela do formulário de inscrição ou comprovação de participação no grupo de WhatsApp da Rede. Caso ainda não seja associada, é possível fazer se associar acessando o link do Formulário de Inscrição existente na página do mesmo link informado acima.
O edital completo e mais informações sobre a seleção para as bolsas de estudo estão disponíveis na página de inscrição.
Sobre a parceria
A Rede Pretas na Mina reúne mulheres que atuam direta ou indiretamente na indústria da mineração e busca fortalecer a representatividade no setor. A rede também participa de iniciativas que incentivam a inclusão de mais mulheres negras em posições de destaque na mineração.
Essa ação reforça o compromisso do escritório William Freire Advogados Associados e do IBDM em promover a diversidade, a equidade e a formação de novos talentos para a transformação do setor minerário brasileiro.