Parceria entre Schneider Electric e Cencosud Brasil impulsiona eficiência energética no varejo
02/01/25
(Imagem: Divulgação)
Tecnologia de monitoramento da multinacional francesa ajuda a varejista a reduzir mais de 500 toneladas de CO2 e economizar quase 4 mil MWh em energia
A Cencosud Brasil, uma das maiores supermercadistas do país, tem percorrido passos significativos em direção à sustentabilidade com o apoio da Schneider Electric, líder global na transformação digital da gestão de energia e automação. Por meio da implementação do EcoStruxureTM Resource Advisor, a varejista aperfeiçoou seu consumo de energia, aprimorou o monitoramento de recursos e reduziu consideravelmente sua pegada de carbono.
Com a solução da Schneider Electric, todas as lojas do grupo no país passaram a acompanhar e gerenciar ativamente o consumo energético, permitindo identificar ineficiências e realizar ações corretivas. Em 64 unidades, o monitoramento foi ainda mais detalhado, com análises específicas de sistemas como iluminação, HVAC e frio alimentar. Uma das conquistas mais expressivas da Cencosud Brasil foi a queda de 98% no consumo de eletricidade do sistema HVAC durante os horários de fechamento – medida essencial para otimizar custos e diminuir impactos ambientais.
Outro destaque foi a instalação de controle do fator de potência e de bancos de capacitores, que resolveram problemas de energia reativa excedente que poderiam afetar a rede elétrica, danificar equipamentos e gerar multas. Essas decisões geraram uma economia de 3.840 MWh em eletricidade, o equivalente a 1,67% do consumo total da empresa, e na redução de 568 toneladas de CO2 entre janeiro e novembro de 2023.
“Estamos bastante satisfeitos com os frutos da nossa colaboração com a Schneider Electric. A escolha da plataforma EcoStruxure Resource Advisor foi determinante na nossa jornada para diminuir as consequências no meio ambiente e potencializar a eficácia das nossas atividades”, afirma Douglas Silva, diretor de Obras & Projetos da Cencosud Brasil. “Investir em sustentabilidade é mais do que uma questão ambiental. Trata-se de uma estratégia de negócios que beneficia não só as nossas operações como a sociedade como um todo.”
Os resultados alcançados também renderam reconhecimento à Cencosud Brasil como uma das vencedoras do Sustainability Impact Awards na América do Sul – premiação promovida pela Schneider Electric para celebrar iniciativas de destaque em sustentabilidade alinhadas às prioridades empresariais.
“Parcerias como essa mostram como a revolução digital pode ser uma poderosa aliada na construção de operações mais sustentáveis”, afirma João Salgueiro, gerente sênior de vendas de soluções de sustentabilidade Latam de Sustainability Business, o braço de consultoria em energia e sustentabilidade da Schneider Electric. “A Cencosud Brasil conseguiu tornar desafios energéticos em oportunidades de eficiência e inovação, reforçando o compromisso com práticas de descarbonização.”
Além das melhorias em eficiência energética, a varejista mantém outros projetos de responsabilidade socioambiental, como o programa Volte Sempre, que arrecadou 74,6 toneladas de vidro para reciclagem de janeiro a setembro de 2024, e os pontos de entrega voluntária de óleo de cozinha em 55 lojas Bretas e Prezunic.
Mais informações sobre o Sustainability Impact Award, da Schneider Electric, estão disponíveis no website.
Sobre a Schneider Electric
Nosso propósito é criar impacto, capacitando todos para que aproveitem ao máximo nossa energia e recursos, unindo progresso e sustentabilidade. Na Schneider Electric, chamamos isso de “Life Is On”.
Nossa missão é sermos o seu parceiro de confiança em sustentabilidade e eficiência.
Somos líderes globais em tecnologia industrial, levando expertise e know-how em eletrificação, automação e digitalização para indústrias inteligentes, além de infraestruturas resilientes, data centers preparados para o futuro, edifícios inteligentes e residências intuitivas. Com base em nossa ampla experiência no mercado, fornecemos soluções integradas de internet das coisas (IoT) industrial com inteligência artificial (IA), cobrindo todo o ciclo de vida, assim como automação, software e serviços conectados, entregando gêmeos digitais (digital twins) para permitir o crescimento lucrativo para nossos clientes.
Somos uma empresa de pessoas com um ecossistema de 150 mil colaboradores e mais de um milhão de parceiros que operam em mais de 100 países para garantir a proximidade com os nossos clientes e partes interessadas. Abraçamos a diversidade e a inclusão em tudo o que fazemos, guiados pelo nosso propósito significativo de um futuro sustentável para todos.