País deve explorar nova mina de urânio
29/06/07
Angra 3 retoma busca de parceiro para dividir reserva no interior do CearáBunge, Vale do Rio Doce, MMX Mineração e Galvani Mineração têm interesse e já preparam propostas para a exploração da mina
DENISE BRITOCOLABORAÇÃO PARA A FOLHA A retomada da construção da usina nuclear Angra 3 marca também o reinício da exploração da reserva de urânio de Santa Quitéria (CE) pela estatal INB (Indústrias Nucleares do Brasil). O objetivo é alcançar a auto-suficiência de todo o ciclo de produção do combustível -da mineração até o produto final, enriquecido e encapsulado, para funcionamento das usinas Angra 1, 2 e 3.
Para viabilizar a extração em Santa Quitéria, a segunda maior reserva de urânio do país, a INB está prospectando empresas privadas de mineração interessadas no negócio de fosfato -matéria-prima de adubos e ração animal, presente em grande quantidade naquela jazida.
“Buscamos parceiros que assumam o compromisso de repassar à INB o concentrado de urânio [que fica após a extração do fosfato], que para nós é matéria-prima”, afirma Alfredo Tranjan, presidente da estatal.
Ele não revela as potenciais parceiras, mas, segundo a Folha apurou, Vale do Rio Doce, MMX Mineração, Bunge e Galvani Mineração estão preparando suas propostas.
A concentração de fosfato na mina é de proporção equivalente a 100 unidades de medida para cada uma de urânio.
O cronograma de exploração da reserva prevê que a melhor proposta seja selecionada em até 60 dias. “Esperamos que até 2010 comecemos a ter os primeiros resultados [da extração], em 2011 a produção aumente e se consolide e, em 2012, alcancemos uma produção continuada”, prevê.
O Brasil, sexto país em reserva de urânio no mundo, pode vir a exportar o excedente de sua produção. Ainda não é possível definir quando, nem quanto, pois o número de usinas que serão construídas e a quantidade de urânio necessária para seu suprimento ainda está em discussão.
Os cenários em estudo prevêem a construção de quatro a oito usinas. “O assunto nuclear nunca foi tratado como um negócio, mas sempre como estratégico. Com a retomada do programa nuclear no mundo, talvez se abra agora a possibilidade de mudar isso e, quem sabe, o urânio venha até a se tornar uma commodity”, diz o diretor de combustível nuclear, Samuel Fayad Filho, da INB.
O crescimento da procura por urânio no mercado internacional inflacionou o preço do minério em até 430% nos últimos dois anos, passando de US$ 30 a libra (equivalente a 450 gramas) para US$ 130.
Santa Quitéria é a segunda reserva a ser explorada no país. A primeira foi a de Caetité, na Bahia. Outras reservas inexploradas estão em Pitinga (AM) e em Rio Cristalino (PA).
Folha de São Paulo