Painel Mineração reúne especialistas em materiais de alta performance
22/08/14
A quinta edição do Painel Mineração apresentou na última quarta-feira (20), em Belo Horizonte, as mais recentes tecnologias em materiais de alta performance para o setor de mineração. O evento, que teve apoio da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) e do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), reuniu profissionais responsáveis diretos e especificadores de materiais e equipamentos dos departamentos de produção e manutenção.
A vice-diretora da ABM em Minas Gerais, Janaina França, abriu o evento com uma apresentação sobre a associação, que completou 70 anos de mercado este ano, uma das mais antigas do setor. Segundo França, o Painel Mineração busca trocar informações sobre novas tecnologias, visando a fabricação de equipamentos com alta resistência ao desgaste por abrasão e corrosão.
A segunda palestra, ministrada pelo diretor de vendas no Brasil da japonesa UBE, Daniel Hernandes, falou sobre revestimentos de poliuretano (PU) obtidos com policarbonatodiol, aplicados em tubulações com propriedades mecânicas e resistência a hidrólises superiores. Segundo Hernandes, entre as vantagens do policarbonatodiol está a durabilidade do produto, que pode ser até três vezes superior, e a conservação das características do material, que chega a 50%.
Na terceira apresentação, os representantes da Purcom, André Russo e Michel Michelacci, apontaram soluções em poliureia e elastômeros de poliuretano de alta performance. ?A poliureia pode ser usada em qualquer superfície que precisa ser revestida e hipermeabilizada, inclusive em túneis?, afirmou Michelacci.
Segundo Russo, após o fechamento de importantes acordos nacionais e internacionais, a empresa conta hoje com uma capacidade instalada de 1,2 mil toneladas de PU por mês, atendendo cerca de 2 mil clientes e mais de 800 diferentes fórmulas. ?A Purcom exporta sua produção para 10 países e a expectativa para este ano é de um crescimento de 13% no faturamento da empresa?, disse.
As outras palestras, da TSW Devcon, Tecnofink e PowerPoxi, abordaram os reparos disponíveis para prolongamento da vida útil de peças e equipamentos, além de proteção de partes móveis com polímero contra corrosão e contaminação. Em uma das apresentações, os destaques foram os polímeros especiais para revestimento contra abrasão, corrosão e ataques químicos.
Clique aqui e acesse a matéria.
Notícias de Mineração Brasil