Outotec vai oferecer tecnologia de pelotização de minério de ferro para a Índia
16/04/14
A Outotec fechou um contrato para desenvolvimento e entrega de uma planta de pelotização de minério de ferro que será construída no nordeste da Índia. O valor do pedido é de cerca de R$ 214 milhões e a previsão é que seja entregue no segundo trimestre deste ano. As informações são de comunicado ao mercado da última;terça-feira (15).
O escopo de fornecimento da Outotec inclui tecnologia para pelotização de grelha, engenharia e equipamentos chaves para o processo, além de serviços de comissionamento. A planta de pelotização vai produzir quatro milhões de toneladas de pelotas de minério de ferro por ano, que serão utilizadas como matéria-prima para a produção de aço.
De acordo com a empresa, a nova planta será construída em uma das minas mais antigas da Índia. Ela garantirá que minério de ferro e limos de baixo custo sejam reciclados e convertidos em produtos de maior valor. A Outotec já entregou cerca de 70 usinas de pelotização em todo o mundo e cerca de dois terços da produção mundial de pelotas deriva de seu processo de pelotização de grelha.
“Estamos felizes em compartilhar nossa vasta experiência de pelotização com este novo cliente, transformando resíduos em produtos em busca de melhorar a sua rentabilidade. Esta é uma boa medida para a sustentabilidade na Índia, país onde a consciência ambiental está crescendo rapidamente. Além disso, este é o nosso maior pedido no mercado indiano e indica que há demanda por nossas tecnologias inovadoras e sustentáveis naquela região?, disse Robin Lindahl, presidente da área de Metais, Energia e Água da Outotec.
A empresa ocupou o terceiro lugar do índice ?Global 100? 2013, elaborado pela consultora canadense Corporate Knights, que elege as empresas mais sustentáveis do mundo. A empresa pulou do 12º lugar, em 2012, para a terceira posição em 2013.
A Outotec é um grupo finlandês que desenvolve tecnologia para processamento de metais e minerais. A empresa tem operações na Austrália, no Brasil, no Chile e nos Estados Unidos.
Notícias de Mineração Brasil