Organizações e empresas participam da abertura da 9ª Conferência Latino-americana de Segurança de Processos
18/10/22
O evento acontece de 18 a 20 de novembro, no Rio de Janeiro
Nesta terça-feira (18/10), teve início a 9ª Conferência Latino-Americana sobre Segurança de Processos. Na cerimônia de abertura, com a presença de várias organizações e empresas, o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e o Center for Chemical Process Safety (CCPS) destacaram a importância da conferência, que já acontece há 12 anos, promovendo troca de conhecimentos entre os diversos segmentos da indústria.
Louisa Nara, Diretora Global do CCPS, em participação remota, lembrou que o líder deve guiar o seu time para promover a diferença positiva, diariamente, nos processos de segurança. Júlio Nery, Diretor de Sustentabilidade e Assuntos Regulatórios do IBRAM, ressaltou que “o Instituto trabalha para que a segurança de processos seja implantada nas empresas de mineração visando a eliminação de grandes acidentes e a busca do zero dano nas operações, sejam eles ambientais ou pessoais”.
A principal palestra do dia foi o Gerente Executivo de Riscos Operacionais e Segurança de Processos da empresa Vale, Claudemir Peres. Após o acidente de Brumadinho (MG), a mineradora criou uma vice-presidência de segurança ligada diretamente ao seu CEO com três linhas de defesa. A primeira se ramifica em duas camadas: enquanto uma busca manter a integridade do sistema de gestão, a outra faz o alinhamento entre unidades do mesmo setor. A segunda linha de defesa tem enfoque na parte de segurança e risco, e a terceira linha monitora se as duas primeiras estão operando da forma correta. Um dos desafios salientados por Peres foi o de movimentar uma organização para trazer e aplicar este modelo. “O sistema de gestão precisa ser robusto o suficiente para que a gente garanta todos os aspectos”, explicou.
Perguntado a respeito da importância da conscientização para uma mineração ainda mais segura no futuro, respondeu: “O conceito de segurança de processo é um patamar pelo qual a mineração precisa passar, entendendo e garantindo que as suas operações sejam mantidas com esses preceitos. Ao fazer isso, a gente realmente passa a ter resultados diferenciados daqueles que temos hoje”, concluiu.