Obras de Estaleiro do Nordeste podem começar em dois meses
13/05/14
O Estaleiro do Nordeste (Enor), que atenderá à indústria de mineração de Alagoas e de outros Estados do Nordeste, deverá iniciar suas obras em até dois meses. O investimento no Enor, que será instalado no município de Coruripe, no litoral sul do Estado, será de R$ 1,5 bilhão. O estaleiro atenderá, entre outras operações, o projeto de ouro-cobre da Vale Verde, subsidiária da Aura Minerals.
O Grupo Sinergy, responsável pelo empreendimento, já está contratando as empresas que farão a montagem da estrutura do estaleiro.
Projetado para ser um dos maiores estaleiros do Nordeste, o Enor tem o objetivo de atrair um conjunto de indústrias que funcionarão em seu entorno, representando uma cadeia produtiva com capacidade para geração de empregos diretos e indiretos.
Em função do estaleiro e do complexo industrial ao seu redor, o governo do Estado de Alagoas, está projetando a implantação de um novo terminal portuário. O Porto de Miaí, no distrito de Coruripe, onde ficará localizado o novo modal, vai funcionar a cerca de cinco quilômetros do estaleiro Enor.
Um dos empreendimentos que poderá ser beneficiado com a construção do novo estaleiro e futuramente do porto, é o projeto de ouro-cobre da Vale Verde, subsidiária da Aura Minerals. No Estado, estão presentes também a Atlantica Mining, com projeto de minério de ferro em conjunto com a indiana Fomento Resources, e a Aguia Resources, com um projeto de potássio.
O governo do Estado afirmou, ainda, que recuperará toda sua malha ferroviária, com mais de 300 quilômetros, até o segundo semestre do ano que vem. A empresa responsável pela recuperação é a Transnordestina, e será feito por determinação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Junto com a restauração da malha, a ANTT vai realizar dois estudos. Um deles mostrará a viabilidade de um modal entre Craíbas e Arapiraca, para atender o escoamento de minério da Vale Verde, e o outro, de um modal interligando Craíbas ao distrito Miaí, em Coruripe. As informações são do Website Primeira Edição.
Notícias de Mineração Brasil