O que o aço tem a ver com o leite que você tomou no café hoje?
12/01/18
Você sabia que o aço inoxidável é elemento primordial na indústria de laticínios há mais de 60 anos? E que certamente o leite que você bebeu hoje cedo passou por muito aço antes de chegar à sua mesa. Isso porque o aço inoxidável tem propriedades de resistência e proteção contra a corrosão provocada pelo excremento da vaca em instalações agrícolas, e é higiênico, com superfícies lisas e claras mais fáceis de limpar. Vale lembrar que o leite é monitorado pela contagem de bactérias e, se não for estritamente controlado, pode ser rejeitado.
Além disso, o aço inoxidável se comporta de forma neutra, não alterando o sabor ou o cheiro do leite fresco ou dos produtos oriundos do leite, nem reage com os ácidos láticos formados pelo leite em fermentação. Por isso, grande parte do maquinário – desde a sala de ordenha até os equipamentos de embalo em sacos e caixas – são feitos dele.
Variação de temperatura, transporte e ordenha
Outra curiosidade é que o leite sai das vacas a 35°C. Depois é rapidamente resfriado até uma temperatura entre 4 e 6°C, para evitar o crescimento de bactérias, sendo mantido em tanques equipados com agitadores para a espera da coleta. Tudo feito de aço inoxidável, que também é utilizado nos caminhões tanque que transportam o leite das salas de ordenha para as fábricas onde ele é processado. Tanto no processamento do leite pasteurizado, quanto no leite em pó e na produção de queijo, iogurte, manteiga ou sorvete, os equipamentos de aço inoxidável são necessários para atender as regras de higiene bem rígidas.
Até mesmo as salas de ordenha robótica (que coletam o leite automaticamente) utilizam aço inoxidável. As ordenhadeiras se conectam automaticamente às tetas da vaca e desligam quando a ordenha termina. Um sistema informatizado garante que nenhuma vaca seja ordenhada em excesso. Agora, na próxima vez que se deparar com um copo de leite, lembre-se: a mineração é fundamental para que ele chegue até você mantendo os padrões de higiene.