O desempenho e o futuro da mineração no Pará são debatido pelo IBRAM e o governo do estado
11/03/22
O futuro da mineração paraense esteve em pauta nesta sexta-feira (11/3) durante encontro entre o novo diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, e o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Governo do Estado do Pará, José Fernando Gomes.
Na reunião, realizada no IBRAM em Brasília (DF), foram debatidos temas relacionados à indústria mineral nacional e paraense, além de detalhes referentes ao mercado, legislação, operações, economia mineral, entre outros.
“O Pará tem um importante papel no desenvolvimento do setor mineral brasileiro. A visita foi uma excelente oportunidade para estreitar vínculos visando possíveis parcerias e desenvolvimentos técnicos conjuntos entre o IBRAM e o estado do Pará”, afirmou Raul Jungmann.
Segundo dados levantados pelo IBRAM em 2021, o Pará tem 208 empresas e empreendedores no setor mineral e produz 25 substâncias minerais em 63 municípios. Até 2025 o estado receberá US$ 7,3 bilhões em investimentos no setor, ou seja, 18% do total anunciado pelas mineradoras.
O setor mineral também tem criado vagas no Pará: de janeiro a outubro de 2021 foram 772 novas vagas. São quase 25 mil empregos diretos, ou seja, 12% dos empregos diretos do setor no país. Somando-se os empregos diretos e os indiretos no Pará, proporcionados pela mineração, o IBRAM estima que mais de 296 mil pessoas atuam nesta atividade